segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estudantes do CEEP em Biotecnologia e Saúde apresentam delícias da culinária nordestina no III Festival Gastronômico

Receitas a base de bacalhau, camarão e o sururu foram os destaques da III edição do Festival Gastronômico promovido pelos estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna. A atividade, que trouxe como tema “Sabores do Nordeste”, teve o objetivo de reforçar a importância nutricional, as técnicas de preparo e manuseio adequado dos alimentos, além de retratar os valores sociais e culturais que a gastronomia representa para a sociedade. 


O Festival Gastronômico é um exemplo de ações previstas nas matrizes curriculares dos cursos técnicos da Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. E visa, ainda, promover o acesso à educação integral, fortalecer a inclusão educacional, inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho.

As primeiras edições do Festival Gastronômico contemplaram apresentações de pratos típicos da culinária internacional como, por exemplo: México, Itália, China e Arábia e de regiões do Brasil como o Sudeste e Norte.

Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de “Métodos e técnicas de preparo alimentar”, pratos típicos de sete estados da região Nordeste foram apresentados pelos estudantes. Avaliados por uma banca examinadora composta por nutricionistas e profissionais do ramo da gastronomia do município de Itabuna, os seguintes aspectos foram considerados: uso de utensílios apropriados para servir, orientações sobre importância nutricional dos alimentos, as técnicas de preparo, manuseio e armazenamento, relevância do prato diante do sabor, aroma e textura. A caracterização e pesquisa sobre os valores culturais dos Estados também foram pontos de análise. Foram eleitos os melhores pratos, respectivamente: Barquinho de siri e moqueca de camarão (Bahia); Salada de kinoa com castanha de cajú e Pernil de carneiro com farofa de maçã à "Campo Maior
 (Piauí ); Cuscuz misto com sururu e camarão no coco com arroz de amêndoa e farofa de dendê (Alagoas). 

Também foram apreciados pelo público, iguarias de Pernambuco como, por exemplo, o creme de mandioca com camarão e tomates e carne do sol na manteiga de garrafa. Teve também salada toscana e camarão ao jerimum (do Rio Grande do Norte) e Salada e risoto de camarão (Ceará).

O Festival trabalhou as dimensões históricas, espaciais, culturais e econômicas vinculados ao curso técnico de Nutrição e Dietética. Deste modo, os estudantes não apenas aprendem a “fazer”, mas compreendem a evolução e sentido deste “fazer”. “Além de ampliarem seus conhecimentos sobre a cultura de diferentes regiões brasileiras, por meio da gastronomia, a atividade serve como vitrine das ações que são realizadas no cotidiano, evidenciando como nossos estudantes estão sendo preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho, num setor de demanda crescente por profissionais de alto nível”, explicou Josonita Marinho, diretora do Centro.

Mariane Rodrigues Guedes, 17, estudante do 2º ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, conta que ficou muito motivada com atividade e que já está na expectativa para as próximas edições. “Não vejo a hora de chegar o ano que vem e apresentar novamente ao público as delícias da culinária do nosso país e quem sabe do mundo, além de poder apresentar as técnicas corretas para preparar os alimentos e sua importância para ter que possamos ter uma vida saudável”, disse.

Durante o evento, além das delícias gastronômicas, o público curtiu apresentações musicais dos formandos do curso técnico em Nutrição e Dietética do ano de 2011, promovendo um momento de integração entre a escola e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário