sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Prêmio Mandacaru inscreve Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido


Os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia poderão participar do Prêmio Mandacaru - Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro de 2013. 


A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia inova e diversifica os currículos escolares, promovendo acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. Contempla na sua matriz curricular, as Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens como base científica para o aprendizado das tecnologias, sobretudo, das tecnologias sociais. Muitas delas, inclusive, vêm sendo desenvolvidas nos Centros Estaduais, Territorias e unidades que ofertam educação profissional, beneficiando as comunidades do entorno e dos territórios onde estão instaladas.

O Prêmio Mandacaru - Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido é uma iniciativa dirigida a associações de agricultores e agricultoras familiares, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e prefeituras para promover a produção de conhecimento e o desenvolvimento de ações inovadoras e exitosas em prol da convivência solidária e sustentável com o Semiárido brasileiro.

São seus objetivos:


I – identificar e estimular produções científico-tecnológicas e práticas exitosas e replicáveis desenvolvidas no Semiárido brasileiro para o acesso, o manejo e conservação da qualidade da água;

II - incentivar os agentes propulsores do processo de melhoria da qualidade ambiental e social que contribuam para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável do Semiárido brasileiro;

III - difundir práticas ambientais e experiências relevantes que visem à ampliação da conscientização sobre a necessidade de conservação e de recuperação ambiental para as presentes e as futuras gerações.

O prêmio faz parte do conjunto de ações do Programa Cisternas, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

A iniciativa integra o Programa Cisternas e é realizada pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As inscrições serão gratuitas e deverão ser efetuadas até o dia 22 de fevereiro de 2013. Consulte a documentação exigida no regulamento do Prêmio, disponível em http://www.iabs.org.br/projetos/premiomandacaru e envie sua proposta, via postal, por remessa postal, mediante registro ou equivalente, para o endereço: A/C Comissão Organizadora do Prêmio Mandacaru – SHIS, QI 05, Conjunto 17, casa 20, Lago Sul - Brasília/DF – CEP. 71.615.170

As remessas postais com data de postagem constando data de 22 de fevereiro de 2013 que chegarem ao endereço de recebimento após o dia 28 de fevereiro de 2013 serão desconsideradas.

Mais informações no Regulamento do Prêmio em: http://www.iabs.org.br/projetos/premiomandacaru/documentos/REGULAMENTO.pdf, e sua retificação em: http://www.iabs.org.br/projetos/premiomandacaru/documentos/REGULAMENTO-RETIFICADO.pdf

Poderão concorrer projetos e práticas inovadoras de acesso à água e convivência com o Semiárido inscritos pelas seguintes categorias de participantes:

§ Experimentação no Campo: categoria de iniciativas e práticas experimentais nas comunidades rurais cuja inscrição está aberta para associações de agricultores e agricultoras de direito privado, com atuação no Semiárido brasileiro nas áreas de acesso, manejo e conservação dos recursos hídricos.

§ Replicação de Práticas Inovadoras: categoria de projetos que tem a característica de inovação em práticas de gestão de recursos hídricos cuja inscrição está aberta para organizações não governamentais de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação na região do Semiárido brasileiro - em áreas relacionadas ao desenvolvimento local/sustentável e/ou inclusão social.

§ Pesquisa Aplicada: categoria que tem como característica projetos de pesquisa aplicada em gestão de recursos hídricos cuja inscrição está aberta para instituições de pesquisa de direito público ou privado, sem fins lucrativos, voltadas à produção científico-tecnológica para a região do Semiárido brasileiro.

Gestão Inovadora: categoria que tem como característica a inovação na gestão pública vinculada à temática de gestão de recursos hídricos, cuja inscrição está aberta para órgãos e entidades governamentais municipais do Semiárido brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário