terça-feira, 9 de abril de 2013

CEEP em Gestão Severino Vieira reforma auditório e ganha novos equipamentos


A volta as aulas foi marcada por gratas surpresas para 
Reforma do auditório escolar
Auditório do Centro
a comunidade estudantil do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), no bairro de Nazaré, em Salvador. O Centro passou por intervenções na estrutura e ganhou novos equipamentos que irão contribuir para o desenvolvimento das ações pedagógicas voltadas à formação dos jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. 

Os investimentos são fruto de recursos liberados, via Plano de Ação e Plano de Pequenos Reparos, pela Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação que também investe na capacitação de professores por meio de cursos de Especialização em Metodologia da Educação Profissional. De 2008 até agora, o CEEP recebeu repasses da ordem de R$ 765.000,00 e mais R$ 208.440,00 estão a receber, em restos a pagar. Dos mais de 765 mil já disponibilizados, R$120.000,00 foram destinados, em 2012, para o Mini-Laboratório equipado com 10 computadores completos,  20 computadores compatíveis para executar o AutoCAD, três notebooks, três lousas eletrônicas, três aparelhos de data-show, uma multifuncional e uma copiadora.

Na reforma do auditório do CEEP foram investidos mais
 R$ 70 mil na aquisição de mobiliário, como poltronas acolchoadas e na instalação de equipamentos como ar-condicionado, projetor-data/show, mesa e caixas de som. Também foi instalada uma lousa-interativa, um recurso multimídia que possibilita aos professores tornar as aulas mais dinâmicas e o processo de ensino-aprendizagem mais atraente.

A videoteca, a sala de projeção e a biblioteca também passam por revitalização. Foram climatizas ganhando ar-condicionado tipo split. A sala de projeção recebeu novos armários. Na biblioteca também foram trocados armários de atendimento dos estudantes, portas com vidro foram instaladas e 1.150 exemplares de edições técnicas foram adquiridos. O escritório modelo está sendo revitalizado para se transformar em escritório júnior, ou seja, laboratório para os estudantes dos cursos técnicos em Administração e Contabilidade.

Dentre os investimentos no Laboratório do Curso Técnico em Edificações, está a compra do software CAD/CAM consideradas importantíssimas para a formação dos futuros técnicos. O CAD/CAM projeta componentes da construção civil, desde o ferro à madeira. O projeto dos componentes é enviado para um sistema de fabricação (máquina CNC) permitindo o corte com mais precisão e uso otimizado destes materiais.

Mesas do refeitório também foram restauradas. Sofá, microondas,


Mesas do refeitório
geladeiras e televisão   foram disponibilizados para uso dos estudantes e com o objetivo de tornar o ambiente mais aconchegante, sobretudo, para aqueles que saem do colégio e vão direto para o estágio. As duas praças do CEEP passam por intervenções paisagísticas, com instalação de novos bancos, pintura e podagem de árvores, possibilitando maior integração da comunidade estudantil. Um terreno, dentro da área do colégio foi aproveitado para o plantio de manjericão, coentro, alface, tomate e cebolinha que serão usados na merenda escolar. Outra área externa, no entorno do colégio, foi feita a capinagem e a terra foi prepara o cultivo do aimpim, milho e amendoim. 


A gestora do CEEP, Celma Cristina Queirós disse que “todo esse trabalho é com o objetivo de fazer do Centro um espaço cada vez mais humanizado, onde o estudante se sinta feliz, acolhido e muito à vontade e, consequentemente, com condições favoráveis para ser um grande profissional. Isso também reflete no bem-estar dos funcionários e dos professores”.

A estudante Kelly Machado, 16, do curso técnico em Administração disse que está mais motivada para estudar. “A escolha está bem mais bonita, reformada. Gostei da reforma do refeitório, da praça e da biblioteca que está livre para todos, podemos chegar para ler, pesquisar a qualquer hora. Também me senti mais acolhida pelos funcionários e professores. Estou bem mais motivada para estudar”, afirmou. 



O professor Carlos Magno disse que todos esses investimentos refletem no bem-estar coletivo. “Na escola de Administração a gente discute sempre a questão das relações humanas. Quanto mais favorável for a ambientação, melhores serão os resultados. Isso pode ser transposto para o meio escolar. Tanto o aluno quanto nós, nos sentimos mais dispostos e à vontade para desenvolvermos um trabalho mais produtivo. Quando o aluno chega numa sala de aula, em um auditório, quando ele vê a escola mais iluminada, limpa, organizada, acessa esse aparelhamento multimídia, isso tudo contribui, inclusive para as relações extra-escola, ele vai levar o que aprende aqui para a vida, para a relação com os amigos e a família”.

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