terça-feira, 16 de abril de 2013

ICEIA comemora 177 anos de fundação e é transformado em Centro Estadual de Educação Profissional

A data foi celebrada com Seminário sobre Educação

Antigo ICEIA - Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (CEEP)
Antigo ICEIA , hoje Centro de Educação Profissional
O mês de abril marca os 177 anos do antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), que em 2012 foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (CEEP), em Salvador, para oferta exclusiva de Educação Profissional.

Para celebrar a data, o CEEP promoveu o Seminário “Educação: cenários e atores”. Na oportunidade, foram discutidos diferentes temas ligados a educação como, por exemplo, práticas curriculares, formação profissional, o papel do professor enquanto profissional e a Educação na Bahia.


Confira o que aconteceu na programação


Na programação constaram palestras sobre a presença e influência do ensino normal nas práticas curriculares na Primeira República, como também, a relação entre Educação e Filosofia.

Também foram temas de palestras os seguintes assuntos: Isaías Alves e a Educação na Bahia, o Magistério e o ser professor como profissão, a formação de professores e sua importância para a educação na Bahia. O evento foi encerrado com apresentação do Coral Neojiba, formado por estudantes e ex-estudantes do Centro.

Denise Cardoso, diretora do Centro, destaca a importância de registrar esta data discutindo temas significativos para a Educação. “Este momento está sendo celebrado da melhor forma, pois é discutindo e investindo na educação que conseguiremos ter uma sociedade mais justa e igualitária e a Educação Profissional possibilita isso. Por meio dela estamos enriquecendo o nosso trabalho e beneficiando os jovens e trabalhadores baianos que buscam qualificação profissional”, afirmou.

O estudante Abrão Barbosa da Silva, 20, formando do curso técnico em Informática, se considera privilegiado por ter estudado em uma unidade que contribuiu e contribui para a história da educação na Bahia. “ Graças a estes cursos eu e muitos jovens estamos tendo a oportunidade de ter um futuro melhor. Nesses quatro anos, não aprendi só a técnica, mais ampliei meus horizontes no universo da cultura, do esporte e da prestação de serviços a comunidade. Aqui é o mundo da sabedoria e me sinto privilegiado por ter concluído o ensino médio de nível técnico aqui”, afirmou.

Desde 2012, a unidade foi transformada em Centro Estadual de Educação Profissional


O Superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, saudou os 177 anos de história do CEEP em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves, dizendo ser fundamental conhecer e comemorar os feitos do passado, como instrumento para construir o futuro. “Neste sentido é que um Centro de Educação Profissional que articula tecnologia da informação com educação, sob a forma de cursos técnicos que vão desde manutenção de computadores, programação web, multimeios didáticos, secretaria escolar e futuramente lazer, resgata o objetivo do século XIX, para a conjuntura do Século XXI: contribuir para a qualidade da educação da Bahia".

História -
A história do antigo Iceia teve início com a Lei nº 37, publicada no dia 14 de abril de 1836, quando instituiu a existência de uma Escola Normal no Estado. O curso passou a funcionar no distrito da Sé, em Salvador. No ano de 1939, ocorreu a mudança para o conjunto arquitetônico do Barbalho, no qual funciona até hoje.

Em 1968, recebeu o nome de Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), em homenagem ao educador baiano Isaías Alves de Almeida (1888-1968), que teve um papel importante na fundação da Faculdade de Filosofia da Bahia e foi aluno da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário