sexta-feira, 19 de abril de 2013

Professores fazem cursos de formação sobre Educação Profissional

Mais de setenta professores, mestres e doutores participaram da Oficina Pedagógica 
Oficina Pedagógica

Os professores que irão ministrar as aulas da Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional a ser desenvolvida pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) mediante convênio firmado com a Secretaria da Educação, participaram de uma Oficina Pedagógica nesta semana, no Auditório Professor Jurandir Oliveira, da UNEB, em Salvador. 


O objetivo foi discutir conceitos, princípios e diretrizes da Educação Profissional da Bahia de modo a subsidiar o trabalho que será desenvolvido durante a pós-graduação que beneficiará 1.620 professores dos Centros Estaduais, Centros Territoriais e Unidades Escolares da Rede Estadual que ofertam Educação Profissional.

As aulas da pós-graduação deverão ser iniciadas ainda neste semestre

A formação envolveu mais de setenta professores mestres e doutores que irão ministrar as aulas da pós-graduação, envolveu as Conferências Dialogadas sobre temas como “Trabalho e Educação” “Trabalho como Princípio Educativo”, “Fundamentos filosóficos, sociais e políticos da Educação Profissional”, “Politecnia”, “Escola unitária e trabalho”. 
Durante dois dias, também foram realizadas Oficinas Integradoras sobre “Trabalho”, “Mudanças Tecnológicas e Educação da Classe Trabalhadora”, “Educação Politécnica” e “Mundos do Trabalho”. 

A professora Lucília Machado, socióloga, doutora em Educação e coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, foi uma das palestrantes convidadas. Em sua exposição, ela fez um breve histórico sobre a importância da Formação de professores para a Educação Profissional destacando, inclusive, como a Licenciatura para a Educação Profissional é uma necessidade atual. 

Lucília Machado ressaltou que “essa modalidade educacional contempla processos educativos e investigativos de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas de fundamental importância para o desenvolvimento nacional e o atendimento de demandas sociais e regionais, o que requer o provimento de quadros de formadores com padrões de qualificação adequados à atual complexidade do mundo do trabalho”. Nesse sentido, destacou a importância dessa Formação dos professores para uma pós-graduação específica em Educação Profissional da Bahia. “Estou muito bem impressionada. Este é um momento histórico para a Educação Profissional e estou contente por estar aqui. Quero acompanhar esse processo. Vejo com muito entusiasmo essa pós-graduação com professores muito qualificados. Estou muito esperançosa”, festeja.

O professor Almerico Lima, superintendente, com a professora Lucília, lembrou que a especialização é inédita e visa qualificar os professores em efetiva regência de classe (licenciados e bacharéis) da Educação Profissional. Além de proporcionar a valorização docente, essa pós-graduação, segundo ele, contribuirá para a melhoria  da qualidade pedagógica da Educação Profissional, para sua maior efetividade social, eficiência e eficácia, sobretudo, devido à complexidade da gestão administrativa, financeira, técnica e pedagógica dos Centros e dos cursos. 

“Esta ação vem garantir o compromisso com a educação pública, assumindo o desafio de desenvolver processos formativos e pedagógicos que transformem a práxis pedagógica dos educadores na medida em que busca habilitar, ainda mais, profissionais com capacidade teórica, técnica, política e ética para lecionarem nos Centros e Unidades Escolares da rede”, assegurou.

Os professores que participaram da Formação ficaram entusiasmados. Para Luiz Márcio Farias, doutor em Matemática, “esta formação possibilitou a discussão de conceitos que vão alicerçar nosso trabalho junto aos professores”. Gilson Silva, mestre em Desenvolvimento Territorial e Urbano, disse que “a formação representa um salto de qualidade para a Educação Profissional da Bahia. Fiquei com ótimas impressões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário