quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estado forma mais de 200 novos técnicos de nível médio no interior



São mais de 18 mil jovens e trabalhadores formados pela Educação Profissional 

Formatura dos técnicos de nível médio

O Governo do Estado forma neste final de semana, novos técnicos de nível médio no interior da Bahia. Serão diplomados 220 técnicos de nível médio em Comércio, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP), em Alagoinhas e mais 23 técnicos em Guia de Turismo, pelo Centro Estadual Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel (CEEP), em Seabra

A colação de grau do CETEP Litoral Norte e Agreste Baiano acontecerá sábado (dia 18), às 19h30, na Câmara de Vereadores. Também no sábado, será realizada a solenidade de formatura do CEEP, em Seabra, às 19h, no espaço D&O Eventos.

Com estes, já são mais de 18 mil jovens e trabalhadores formados pelo Governo do Estado, a partir de 2007, com a reestruturação da Rede Estadual de Educação Profissional. Com a oferta de cursos alinhados às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade, os formados têm maiores oportunidade de trabalhar e permanecer em seus locais de origem.

Marina Brayner, 18, formanda do curso técnico em Informática do CETEP Litoral Norte e Agreste Baiano, já comemora a inserção no mundo do trabalho. “Graças a este curso estou alcançando meus objetivos, já trabalho na área e estou cursando faculdade de Sistema da Informação, na UNEB. Com determinação estou alcançando tudo que quero. Sinto-me bastante realizada e sei que sou motivo de orgulho para minha família”, disse.

Edicácio Santos Araújo, formando do curso técnico em Guia de Turismo, do CEEP em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, também acredita nas novas possibilidades que estão por vir. “Aqui é o começo de tudo. Somos guerreiros e conseguimos alcançar nosso objetivo. A partir deste momento, teremos oportunidades que irão transformar a realidade de nossas vidas e do local onde vivemos. Agradeço a minha família pelo apoio e aos excelentes professores que tive. Graças a eles sou um profissional qualificado pronto para fazer o melhor pelo meu Estado e país”, afirmou.

Ana Costa, diretora do CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano, comenta que a formatura e a inserção de novos técnicos de nível médio no mundo do trabalho reafirmam o compromisso do Governo com a população baiana. “Com a implantação da Educação Profissional, nossos jovens e trabalhadores estão sendo beneficiados com qualificação profissional, passaram a ter mais perspectivas de inserção no mundo do trabalho de forma imediata, pois muitos dos nossos jovens já estão sendo absorvidos pelas empresas do nosso município e região”, comemora.


Outras formaturas - No mês passado, o Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP), em Jaguarari, realizou a cerimônia de solenidade 28 técnicos em Agropecuária. Neste mês de maio, em Salvador, foram formandos 1.931 jovens e trabalhadores oriundos de nove Centros Estaduais de Educação Profissional e 19 unidades escolares que ofertam Educação Profissional, em Salvador, dos cursos: em Análises Clínicas, Administração, Alimentos, Artes Visuais, Comércio, Cozinha, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Documentação Musical, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Instrumento Musical, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Multimídia, Recursos Humanos, Regência, Redes de Computadores, Serviços Condominiais, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e Vendas. 

Inserção cidadã - Os formandos receberam formação pedagógica pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. Isso significa que aprenderam a técnica e também o valor social da profissão e que estão preparados para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário