segunda-feira, 6 de maio de 2013

Estado forma novos técnicos de nível médio


A Educação Profissional da Bahia forma mais de 1.900 jovens
Formatura da Educação Profissional da Bahia
Educação Profissional - Formatura

O Governo do Estado da Bahia forma novos técnicos de nível médio. São 1.931 jovens e trabalhadores preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho.

A formatura será hoje ( dia 06), às 19h, no Salão Iemanjá do Centro de Convenções, em Salvador.



Os formandos são estudantes de nove Centros Estaduais de Educação Profissional e 19 unidades escolares que ofertam Educação Profissional, em Salvador, dos cursos: em Análises Clínicas, Administração, Alimentos, Artes Visuais, Comércio, Cozinha, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Documentação Musical, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Instrumento Musical, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Multimídia, Recursos Humanos, Regência, Redes de Computadores, Serviços Condominiais, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e Vendas.

Esta é a quarta formatura em Salvador desde 2007 quando o Governo do Estado passou a investir na Educação Profissional como Política Pública de Estado e ampliou de 4 mil para mais de 60 mil a oferta de vagas na Bahia em cursos técnicos de nível médio.

“Mais que o quantitativo, a ampliação da oferta de vagas, temos que comemorar a transformação que a Educação Profissional tem promovido na vida destes jovens e trabalhadores que conseguem uma inserção cidadã no mundo do trabalho e com isso passam a ter uma vida com mais dignidade. Vale ressaltar que além de Salvador, a Rede Estadual de Educação Profissional já formou milhares de jovens e trabalhadores em cerca de 80 do total de 121 municípios onde há oferta de Educação Profissional”, comemora o superintendente da Educação Profissional Almerico Lima.

Dentre os muitos formandos que já saíram dos cursos inseridos no mundo do trabalho está Gutemberg Santos, 33, anos, um dos formados em Eletrotécnica pelo CEEP Bahia. Trabalhou como frentista até começar a fazer estágio na área. Hoje trabalha como técnico em eletrotécnica em uma grande empresa de segurança.

Para ele a progressão na carreira, a valorização profissional foram decisivos para melhor sua condição financeira, mas, sobretudo, a sua auto-estima. “Abaixo de Deus, o Governo do Estado me ajudou de uma maneira singular, na medida em que hoje tenho uma profissão que é para toda a vida. Essa formação foi fundamental nisso. Tenho um salário melhor e com isso investi na minha casa, na educação do meu filho de quatro anos. Estou mais preparado eticamente, do ponto de vista da cidadania, é uma complexidade absurda”, festeja.

Jaiara Sousa Santos, 31 anos, técnica em Contabilidade pelo Colégio Estadual Roberto Santos, também contabiliza as inúmeras conquistas já alcançadas. Ela presta serviços como tercerizada na Uneb, onde começou a trabalhar como estagiária.

“Nossa! Para mim uma das grandes vitórias foi voltar ao mundo do trabalho. Fiquei desempregada depois que saí do restaurante onde trabalhava como auxiliar de cozinha. Eu comecei com o estágio e fiquei desde outubro de 2011. Mesmo antes de o curso terminar eu já estava empregada. Além disso, consegui construir minha casa e sai do aluguel”, comemora.

Cursos ajudam melhorar vidas de estudantes


Para muitos concluintes, a formatura é uma grande realização pessoal e um diferencial para a carreira profissional. Luciana  Sousa Costa, 18 anos, é uma das formandas do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Anísio Teixeira.

Ela já está atuando na área e fazendo faculdade em Gestão Ambiental. Para Luciana, o curso trouxe vários benefícios. “O curso técnico me deu mais certeza da área que eu queria, despertou minha consciência ambiental. Então resolvi seguir carreira e já estou atuando como técnica. O que ganho me ajuda a me manter na faculdade, a ajudar em casa”, celebra.

Ana Maria Curvelo, 18 anos, formanda do curso técnico em Informática, pelo CEEP em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves está entusiasmada com a profissão que abraçou. “Seis meses após concluir o estágio, concorri com várias pessoas que tinham experiência na área e fui selecionada e já estou com carteira assinada. Sei que sou um orgulho para meus pais e uma boa referência para jovens do meu bairro, Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário. Podemos mostrar que com educação, com esforço a gente chega onde quiser”.

Bruno de Jesus Estrela, 18 anos, concluiu o técnico em Contabilidade, no Colégio Estadual Góes Calmon. Quando começou a fazer o curso, ele não imagina que essa seria a profissão da sua vida.“Na verdade, não sabia o que iria fazer quando descobri o curso. Foi uma oportunidade que surgiu e o curso foi uma grata surpresa, me trouxe conhecimento e oportunidades. Trabalhei na Caixa Econômica, como Jovem Aprendiz, no setor contábil e aprendi muito. Aprendi dinâmicas pessoas, mais sobre ética e desenvolvi virtudes como a paciência, o saber lidar com as pessoas. Hoje eu sou mais maduro e tenho a certeza de quero ser um contador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário