sexta-feira, 24 de maio de 2013

Estudantes prestam serviços gratuitos na capital e interior para comemorar a Semana de Enfermagem



Estudantes prestam serviços à comunidade
Mais de 3.000 atendimentos já foram prestados, gratuitamente à comunidade, pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares em comemoração à Semana de Enfermagem. As atividades começaram no início do mês e prosseguem até a semana que vem. 

Envolvem, dentre outras ações, palestras, oficinas, mini-cursos e muita prestação de serviços, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacinas e orientação nutricional. Com essas intervenções sociais, os estudantes aliam teoria e prática, aprendem a técnica e também o valor social da futura profissão.


Quem estiver fazendo feira neste sábado (dia 25) em Caetité, poderá ser beneficiado. Os estudantes do CETEP do Sertão Produtivo, em Caetité, realizarão das 8h às 12h no sábado (dia 25), na Feira Municipal, mediação da glicemia, importante para verificar a taxa de açúcar no sangue e identificar doenças como a diabetes e a aferição da pressão arterial. A programação contempla apresentações teatrais, paródias e danças ressaltando os malefícios provocados pelas drogas lícitas, aquelas cuja produção e uso são permitidos por lei e liberadas para a comercialização e consumo, como: bebidas alcoólicas e o cigarro. 


De segunda-feira (dia 27) a quarta-feira (dia 29), das 8h às 21h, a Semana de Enfermagem será comemorada com o Mobiliza Hiperdia, pelos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira (CEEP), localizado no bairro de Caixa D’Água, em Salvador. Serão realizados procedimentos como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice da Massa Corpórea (IMC). A perspectiva é atender o maior número possível de pessoas que moram no entorno do Centro.


Adriana Rocha, 39, moradora do bairro de São Vicente, em Vitória da Conquista, foi uma das 1.300 pessoas atendidas pelos estudantes do CEEP em Saúde Adélia Teixeira, pelo Projeto Saúde em Ação que além das intervenções sociais, contemplou orientações sobre a saúde do homem e da mulher, sobre prevenção do câncer de colo, de próstata, de doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue e sobre a importância de ser ter uma alimentação balanceada. Dona Adriana ficou feliz com o atendimento. “Vivemos em um mundo tão corrido, muitas vezes sentimos algo e deixamos de ir ao médico por falta de tempo. Passando pelo Centro da cidade, vi o stand dos estudantes. Parei e recebi orientações relevantes sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde, são orientações simples como: ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, mas de grande relevância para evitarmos o desenvolvimento de problemas como: hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros. Graças a Deus está tudo bem com minha saúde. É preciso estar alerta”, disse. 

Mais de 3.000 atendimentos já foram realizados

 

Bruno Alves, 30, foi um dos 900 pacientes atendidos durante a Semana de Enfermagem no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP) que além da prestação de serviços gratuitos à comunidade, promoveu palestras e oficinas envolvendo temas como, por exemplo, depressão na adolescência, gravidez na adolescência, bulling, ansiedade, aborto, os riscos do uso dos anabolizantes, distúrbios alimentares e as DST´s/ Aids. Para ele, a atividade demonstrou a qualidade da formação profissional na escola pública. “Por meio de ações como estas é ressaltado o compromisso da escola pública com a sociedade, além de mostrar que estes jovens e trabalhadores estão sendo formados para serem profissionais sérios e compromissados com sua profissão. Eu aproveitei e levei meu cartão de vacina. Agora estou com meu cartão de vacina em dia, também recebi várias orientações”, contou.
 
Em Itabuna, com o tema “Humanização e Saúde”, a I Semana de Enfermagem do CEEP em Biotecnologia e Saúde, totalizou 1.100 atendimentos. E uma das novidades foi a abordagem de questões como direitos e deveres dos profissionais de saúde e a humanização na assistência de enfermagem aos pacientes que realizam hemodiálise. A estudante Tâmiles Costa Ribeiro, 16, diz que a experiência foi enriquecedora. “Com a prática, estamos enriquecendo nosso aprendizado e mostrando a comunidade tudo que aprendemos, além de beneficiar o próximo com orientações e prestação de serviços”, disse.
   

Programações -
No CETEP da Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, a Semana de Enfermagem será realizada até hoje (dia 24), das 8h às 17h e tem como tema os “Desafios e Perspectivas da Enfermagem: Aspectos éticos, técnicos e legais”. Quem quiser, pode se dirigir ao Centro e participar dos mini-cursos, como por exemplo, sobre primeiros socorros a paciente queimado. 


No CETEP de Itapetinga, em Itororó, acontece até esta sexta-feira (dia 24), no próprio Centro, a Caravana da Saúde, das 8h às 17h, com a prestação de serviços em saúde à comunidade. Para  Najara Melo Araújo, coordenadora do curso técnico em Enfermagem, “as atividades práticas que realizamos são fundamentais para enriquecer a formação dos nossos estudantes. Eles aprendem em contato com a prática e as comunidades se beneficiam da excelente formação que eles recebem”, disse. 


Quem for ao CETEP de Chapada Diamantina, em Wagner, também nesta sexta-feira (dia 24), das 8h às 12h, poderá assistir palestras sobre temas como: Higiene e Saúde: a importância do saneamento para a qualidade de vida do homem e as técnicas de primeiros socorros para picados por animais peçonhentos como cobra e escorpião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário