quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cursos de Educação Profissional estimulam desenvolvimento no Território Médio Sudoeste da Bahia

Toda segunda-feira, estudantes do curso de técnico em informática tornam-se monitores para idosos no município de Itororó. A ação acontece devido ao projeto Inclusão Digital para Pessoas da Terceira Idade e pretende proporcionar aos idosos o conhecimento básico em informática, além de colocar o aluno do curso em prática permanente, sob a orientação do professor. A iniciativa é um  dos projetos desenvolvidos pelo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Sudoeste da Bahia, localizado no município de Itororó, que tem, entre os destaques, a oferta dos cursos de Agroindústria e Agroecologia, ambos voltados para a produção pecuária, indústria e serviços, atividades fortes na economia do Território.


Implantado em 2008, o Cetep oferta, também, os cursos de Enfermagem, Informática, Nutrição, Análises Clínicas, Agroextrativismo, e técnico em Cooperativismo. O Centro funciona nos três turnos e matriculou, este ano, 712 alunos em três modalidades: Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (ProEmi) e subsequente.

Para a gestora geral do Cetep de Itapetinga, Rosane Bispo, a Educação Profissional cumpre seu papel no Território. “Os jovens têm buscado os cursos técnicos para a qualificação profissional e têm ingressado no mundo do trabalho, aqui ou em outro estado. Além da absorção no mercado, os cursos têm a vertente do empreendedorismo. No caso da região, forte na agroindústria, a gente já vê alunos produzindo, montando seu próprio negócio e se desenvolvendo dentro da profissão”, contou Bispo.

A estudante do 3º ano do Curso Médio Integrado em Enfermagem, Geslane Ferreira, conta que saiu de Boipeba para fazer curso em Itororó. “Esse mesmo curso custaria para meus pais cerca de 500 reais por mês. E, apesar de ter sido uma decisão difícil, porque estou longe da minha família, estamos pensando no meu futuro. Aqui no Cetep, a gente tem tudo de graça”, confirmou Ferreira.

Projetos temáticos - Cada curso elabora duas temáticas por ano. No curso de Enfermagem, os alunos fazem atendimento na comunidade com a Caravana da Saúde. Já o curso de Agroecologia desenvolve um estudo a respeito do cultivo do tomate. O Projeto Tomate Orgânico é interdisciplinar e envolve a disciplina de matemática e de engenharia agrônoma, para o cultivo da fruta, por meio de mudas, plantadas na escola.

Durante o projeto, os alunos fazem todos os cálculos minuciosos da matemática. Desde a compra da semente até a quantidade de material diário. “Os estudantes vão anotando em um diário de bordo todos os detalhes relativos à matemática. É um projeto do ano inteiro e vamos retomar todo o trabalho feito com a matemática, desde porcentagem até estatística, passando por gráfico, sequências numéricas, sistema decimal. A matemática entra em tudo, até no horário que eles gastam para confeccionar as mudas”, explicou a professora Larissa Sá.

O curso de Agroindústria do Cetep trabalha com o projeto de panificação, que contempla a parte teórica com pesquisa de informações e de campo, e depois com a prática. “A pesquisa de campo pretende levantar qual é o consumo da comunidade. Também inovamos em receita. Queremos levar os alunos para realizar oficinas em bairros periféricos, para que o cidadão aprenda a fazer o pão de cada dia”, relatou Terezinha Alves.

Com a mão na massa do pão, Kaline Souza, estudante do curso de Agroindústia na modalidade Proeja, já pensa no futuro. “Eu gosto de mexer com alimentos e quero abrir uma empresa, uma minipadaria, para obter renda aqui na cidade de Itororó. O curso me incentivou. Trabalho o dia todo e, à noite, venho para o Centro. Depois, vou montar meu negócio e ser só feliz”, declarou Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário