quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estudantes da Educação Profissional comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05 de junho), estudantes do curso técnico em Meio Ambiente da Rede Estadual de Educação Profissional realizam uma série de atividades durante toda a semana, a exemplo de palestras, mostras de vídeo, oficinas e exposições. Os jovens e trabalhadores demonstram como é possível contribuir para um mundo melhor por meio de ações sustentáveis, de cuidado e proteção dos recursos naturais e como a formação técnica e profissional que recebem contempla o social, o econômico e também o ambiental. 


Esse tipo de ação é realizada conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional, na perspectiva de orientar os estudantes a terem uma postura de cuidado e proteção dos recursos naturais,  além de assumirem o consumo responsável, a reciclagem e a formas sustentáveis de eliminação de resíduos no exercício profissional.


 De amanhã (dia 06) até sábado (dia 08), o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEP), em Salvador, realiza, das 8h às 17h, no auditório do Centro, palestras sobre temáticas ambientais, como: sustentabilidade, reciclagem, resíduos sólidos, coleta seletiva, logística reversa, desmatamento e ecossistema. Os estudantes também irão apresentar tecnologias sociais, de baixo custo e que podem beneficiar a comunidade e proteger a natureza, como por exemplo, a construção de uma horta vertical feita reaproveitando garrafas pets.

Também nesta quarta-feira, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP), em Wagner, realizam das 8h às 17h, no próprio Centro, o I Fórum do Meio Ambiente. Serão distribuídos panfletos com orientações sobre as consequências de se jogar lixos em lugares inadequados. Também serão realizadas palestras abordando temas como coleta seletiva, reciclagem do lixo, aquecimento global, biosegurança, a relação entre resíduos sólidos e saúde e doenças causadas pela poluição do ar. Também serão explicadas as diferenças entre as plantas nativas, medicinais, frutíferas e ornamentais. 


No CETEP Irecê, as atividades começaram na segunda-feira (dia 03) e prosseguem até amanhã (dia 06). Um dos destaques da programação foi a exibição e análise do filme “O veneno está na mesa” que relata as consequencias do uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos. Uma mesa-redonda ontem (dia 04), promoveu a discussão sobre o Meio Ambiente no Território de Irecê, avaliando a situação atual e as perspectivas do bioma da Caatinga no território e situação dos Rios Verdes e Jacaré. Nesta quarta-feira (dia 05), a partir das 19h30, haverá uma exposição de trabalhos científicos sobre temas como: reconhecimento da flora da Caatinga e coletiva seletiva, como fazer? Na quinta-feira (dia 06), às 9h, as atividades prosseguem com oficina sobre reaproveitamento integral dos alimentos e com palestras, à noite, a partir das 19h, sobre a gestão de resíduos sólidos e a implantação do aterro sanitário no Território de Irecê. As palestras serão ministradas por profissionais do município.


A Semana do Meio Ambiente do CETEP de Itaparica, em Paulo Afonso, traz como tema “Da Educação à consciência e da consciência à ação”. O evento será no próprio Centro de sábado (dia 08) até o próximo dia 12. A mostra de vídeo envolve filmes como: “O abrigo”, “O impossível”,  “Indomavél Sonhadora”.  Na segunda (dia 10) serão realizadas oficinas sobre confecção de flores em papel reciclado e de bolsas com embalagens ou sobras de tecidos. Na terça-feira (dia 11) será realizada palestra sobre serviços ambientais que asseguram o equilíbrio do ecossistema, o modelo de cidade sustentável e compensação ambiental, dentre outros temas. Na quarta (dia 12), haverá uma feira cultural, onde serão expostos artesanatos confeccionados em palha e em cerâmica, com o objetivo de apoiar e incentivar as culturas populares. 


O CETEP Médio Rio de Contas, em Ipiaú, realiza amanhã ( dia 13) e sexta-feira ( dia 14), das 8h às 11h, o I Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. Na programação consta debates sobre Empresa, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Coleta, Tratamento e Descarte de Resíduos. 

No CETEP Recôncavo II Alberto Torres, em Cruz das Almas, os estudantes realizam segunda- feira (dia 17) e terça-feira (dia 18), a  II Mostra de Práticas Ambientais: O CETEP Jogando Limpo com o Meio Ambiente. Na programação consta uma passeata pelo Centro da Cidade, apresentações teatrais sobre temáticas ambientais e exposição de tecnologias sociais.

Com base nos ensinamentos adquiridos nas disciplinas de Reaproveitamento Residual e Cooperativismo, os estudantes do CETEP Sertão do São Francisco, em Juazeiro, estão realizando a manutenção dos jardins do Centro. Também estão reproveitando as folhas retiradas na poda para realizar a compostagem, processo biológico em que microrganismos transformam a matéria orgânica em adubo.

Atividades contribuem para resignificar relação com a natureza

Flávia Oliveira, articuladora de estágio do curso técnico em Meio Ambiente do CETEP de Itaparica, em Paulo Afonso, diz que esse tipo de atividade cumpre o papel social da escola de reforçar a importância de se preocupar com as questões ambientais. “O evento nos leva a reflexão sobre a postura do ser humano com o meio ambiente e as consequências oriundas da falta de cuidado que temos com ele”, disse.  


O estudante Stácio Alves de Souza, 24, do CETEP de Irecê, conta que está bastante motivado com a Semana do Meio Ambiente e que o envolvimento nesse tipo de atividade desperta tanto nos estudantes quanto na comunidade que participa uma maior consciência ambiental. “A discussão promovida durante a semana do Meio Ambiente convida toda a sociedade a refletir sobre a postura que temos com os recursos naturais, com nosso planeta. Todas estas ações enriquecem nossa formação e nos tornam mais conscientes da função que estamos assumindo enquanto profissional e cidadão ao longo das nossas vidas: zelar pelo nosso habitat para o nosso bem e das futuras gerações”, disse.
 

Destaca-se, nesse contexto, que a Bahia é o estado com o maior número de cursos técnicos de nível médio em Agroecologia do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário