quarta-feira, 5 de junho de 2013

Secretaria da Educação promove Seminários Interterritoriais da Educação Profissional

A cidade de Itapetinga sediará no próximo dia 07 de junho, o primeiro dos nove Seminários Interterritorias da Educação Profissional que serão realizados pela Secretaria da Educação, por meio da Superintendência da Educação Profissional até 2014. A proposta é apresentar à sociedade e aos poderes públicos, os avanços quantitativos e qualitativos alcançadas após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como uma política pública prioritária de Estado. E mais, apontar caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja oferta já contempla mais 64 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade.


Este primeiro seminário da série envolverá representantes dos Territórios de Identidade do Sertão Produtivo, de Vitória da Conquista, do Médio Sudoeste da Bahia e do Médio Rio das Contas. Serão apresentados informações e indicadores vinculados à efetividade social, qualidade pedagógica e ao atendimento às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade.


Serão discutidas as demandas futuras de cursos e também como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.


Foram convidados representantes da sociedade civil - coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes dos Poderes Públicos - Governos Federal, Estadual e Municipal, do Legislativo e do Judiciário e representantes do Setor Educacional que atuam na educação profissional - Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da Rede Estadual de Ensino, Institutos Federais, Universidades Estaduais e Federais. Os participantes irão discutir e apresentar proposições a partir de grupos de trabalho.


O superintendente da Educação Profissional da Bahia, professor Almerico Lima, disse que este é um momento de prestação de contas e de novas construções. “Em um primeiro momento da gestão, o Governo ouviu as demandas de diferentes atores sociais por meio de seminários, do PPA Participativo e priorizou a Educação Profissional. Após cinco anos de trabalho, já temos a terceira maior rede estadual de Educação Profissional do País com cursos que beneficiam, cada vez mais, jovens e trabalhadores em todos os territórios de Identidade. Entendemos que é preciso prestar contas sobre o atendimento às demandas que foram passadas e que é preciso continuar avançando. Nesse processo, esperamos contar novamente com o respaldado de diferentes atores sociais por uma Educação Profissional cada vez mais acessível, inclusiva e estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade”.

Serviço:
O que: Seminários Interterritoriais da Educação Profissional
Onde: Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Itapetinga
Data: 07 de junho de 2013
Horário: Das 8h às 18 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário