quarta-feira, 24 de julho de 2013

CEEP do Semiárido realiza II Semana do Agricultor e I Feira de Valorização da Agricultura Familiar

Para comemorar o dia do Agricultor, celebrado no próximo domingo (dia 28), os estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária e Zootecnia, do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos, promovem hoje (dia 24) e amanhã (dia 25), a II Semana do Agricultor e a I Feira de Valorização da Agricultura Familiar

As atividades têm o objetivo de reforçar o conhecimento dos estudantes e dos produtores rurais do Território do Sisal sobre legislação, desafios de sobrevivência no Semiárido, a importância da agricultura familiar para o Estado, políticas públicas para o agricultor familiar, entre outros assuntos. Espera-se, com isso, incentivar a geração de renda no campo, fomentar a discussão, a troca de experiências e práticas agroecológicas entre estudantes e agricultores, trabalhando as dimensões pedagógicas da cultura e da identidade dos povos do campo e contribuir com a organização dos agricultores familiares, por meio da integração dos estudantes com as comunidades rurais.  

Nesta quarta-feira (dia 24), pela manhã, das 8h30 às 11h40, foram ministradas palestras sobre os seguintes temas: Importância da Educação Profissional para o Território do Sisal, O papel da mulher na Agricultura Familiar e a Implantação de Novas Tecnologias para Captação de Água no Território do Sisal.  No período da tarde, a partir das 13h30, os debates estão sendo sobre Organização Social e Políticas Públicas para Agricultura Familiar e a Influência do Novo Código Florestal na Agricultura Familiar. À noite, a partir das 19h, os visitantes poderão saborear delícias da culinária nordestina como: bolo de cuscuz, doce de coco e de licuri e croquete de macaxeira. Estas iguarias terão suas receitas publicadas em um livro que será lançado posteriormente em evento festivo realizado no Centro.


Na quinta-feira (dia 25), das 8h às 11h30, serão ministrados minicursos sobre temas como: Uso de aditivos na silagem de resíduo do sisal. Na oportunidade será mostrado como fazer o silinho, alimento animal e ensinados métodos para formulação de ração de acordo com as exigências nutricionais de cada animal. Também haverá minicurso sobre a produção de larva de mosca doméstica para alimentação animal, quando será produzido um larvário que é um meio de cultura para produção de larvas da mosca. Em outro minicurso sobre a compostagem será feito um adubo natural indicado para ser usado em  hortas. O outro minicurso será sobre seleção de matrizes caprinas, para explicar quais as características fenotípicas, ou seja, externas, ideais na escolha dos melhores reprodutores do rebanho.  As palestras e minicursos serão ministradas por profissionais do município e do Território.

I Feira de Valorização da Agricultura Familiar – Paralelamente à II Semana do Agricultor, hoje (dia 24) e amanhã (dia 25), das 13h30 às 17h30, o CEEP também promoverá a I Feira de Valorização da Agricultura Familiar. Os visitantes poderão saborear as delícias da culinária nordestina produzidas pelos estudantes como, por exemplo: broas de milho, sequilhos de tapioca, sequilhos a base de milho e trigo, bolo de cuscuz, doce de licuri, doce de coco. Também serão expostos artesanatos da região, como: abajur e luminárias, confeccionados com papel de jornal, velas produzidas com cera de mel. 


A professora Keila Pereira, uma das coordenadoras da atividade, explica que por meio do evento, os estudantes terão a oportunidade de ampliar seu aprendizado e os produtores rurais poderão aperfeiçoar seus saberes e conhecimentos.  “Além de alinhar conceitos teóricos com a prática, os estudantes terão a oportunidade de trocar experiências com profissionais que atuam na área e com os produtores rurais que terão a oportunidade de se atualizarem por meio das palestras e minicursos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário