terça-feira, 9 de julho de 2013

Centros estimulam pesquisas científicas para a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia

Os vencedores ganharão viagem para participar, em Salvador, da II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais, prevista para setembro


Os Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional estão mobilizados para a produção de trabalhos científicos e desenvolvimento de tecnologias sociais que deverão ser apresentadas em Salvador, no mês de setembro, durante a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia.

A Feira é um espaço de divulgação e popularização das tecnologias sociais produzidas por professores e estudantes e que na maioria das vezes representam ações de intervenções sociais que beneficiam a comunidade e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade onde estudam e vivem. (Veja alguns exemplos de tecnologias sociais no blog da EP). 

Para estimular a participação dos estudantes no evento, a prática da pesquisa entre a comunidade estudantil, o Centro Territorial de Educação Profissional Médio Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista lançou nesta segunda-feira (dia 08) o Concurso de Projetos intitulado “Ciência e trabalho: uma articulação entre teoria e prática”. 


Os projetos poderão ser entregues na direção do CETEP até o próximo dia 24 de julho em forma de maquetes, banneres e pôsteres. O resultado será divulgado no dia 08 de agosto. Só podem participar estudantes regularmente matriculados no centro. Serão aceitos trabalhos em dupla, mas sempre com a orientação de um professor da própria instituição de ensino. Os projetos deverão articular teoria e prática e conter: tema, justificativa, hipótese, objetivos geral e específicos, metodologia e resultados esperados. 


A perspectiva é a de que os pesquisadores levem em conta a inseparabilidade entre teoria e prática, com ênfase nas situações concretas de trabalho e outros princípios e diretrizes adotados pela Rede Estadual de Educação Profissional, como por exemplo: as Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens como base científica para o aprendizado das tecnologias; o território, a história e cultura como base para a contextualização dos conteúdos, a intervenção Social e Construção de Conhecimentos (Tecnologias Sociais) como princípios pedagógicos, além de valores como solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade e transformação social.


Serão premiados dois projetos. Os vencedores ganharão viagem para participar, em Salvador, da II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais, prevista para setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário