quarta-feira, 3 de julho de 2013

Estudantes de Agroindústria desenvolvem receitas

As festas juninas passaram, mas os estudantes dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional desenvolveram receitas diferenciadas que podem ser conferidas em qualquer época do ano. São receitas saborosas, nutritivas e até mesmo econômica elaboradas durante atividades práticas que permitem a inovação e diversificação dos currículos escolares, promovendo acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho.


Uma das novidades apresentadas pelos estudantes do curso técnico de nível médio em Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos é o bolo de cuscuz (veja a receita abaixo). A receita, que recebeu o nome de “Belo adormecido” tem como base o reaproveitamento da sobra daquele cuscuz de ontem, é simples de fazer e é fruto de um projeto que vem sendo realizado desde o início do semestre. 


O professor Luiz Erisvaldo, da disciplina introdução à Agroindústria, disse que os estudantes foram motivados a pesquisar junto aos seus familiares e na comunidade onde residem, receitas caseiras, tradicionais, daquelas que são passadas de geração em geração. Depois, as receitas eram apresentadas em sala e algumas escolhidas para serem feitas na cozinha laboratório do CEEP. Foram muitas as descobertas aproveitando alimentos que fazem parte do cardápio do nordestino, a exemplo da feijoada que leva milho de mugunzá. 


O mais interessante, no entanto, segundo o professor é que o projeto proporcionou um maior amadurecimento dos estudantes. “Percebemos que eles melhoraram a relação com a família e com a comunidade. Muitos dos alunos vivem, mas não convivem, não têm a relação de conversar, de conhecer as experiências, a cultura da própria comunidade e essa pesquisa possibilitou o estreitamento desta relação social. Por outro lado, também percebemos que o projeto possibilitou que eles pudessem conhecer mais a sua área de atuação e, consequentemente, eles passaram a ter maior motivação para o curso e a interagir mais na própria escola”, comentou afirmando que a proposta é editar um livro de receitas do Semiárido ao final do projeto.

No CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú, os estudantes do Técnico em Agroindústria desenvolveram geléias, licores, doces, aproveitando frutas típicas da região. O licor de chocolate usa amêndoas do cacau. Mas a receita abre a possibilidade de substituição da amêndoa por chocolate amargo. José Cássio Ribeiro, estudante do 2º ano, disse que essas experiências são enriquecedoras. “A atividade é bastante positiva porque alia a teoria à prática. Um dos objetivos do nosso curso é trazer essa qualidade aos alimentos, agregar valor, qualificando o produto. A partir daí, com esse conhecimento, muitos podem formar cooperativas utilizando esses produtos típicos, acessíveis e baratos. O curso vai abrindo perspectivas profissionais para nós. A grande questão é que engorda a gente!” sorri;

Confira algumas receitas

“Belo adormecido”

 
Ingredientes
5 xícaras de sobras de cuscuz esfarelado
3 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de coco ralado
3 ovos
100 ml de leite de coco
100 ml de leite de vaca

Modo de preparar
Bata tudo no liquidificador e coloque para assar numa forma untada. Deixa no forno alto (180 graus) por 20 minutos. Rende seis porções. Pode ser acompanhado por café com leite ou chocolate quente.

Cuscuz de tapioca

 
Ingredientes
1/2 quilo de tapioca
1 litro e meio de leite quente
2 xícaras de açúcar
½ kg de coco ralado

Modo de preparar
Triture a tapioca com a mão, acrescente o leite, o coco ralado e depois misture tudo ao leite quente. Arrume a gama no refratário, abafe com papel alumínio ou pano de prato. Sirva frio. Rende 10 porções. Pode servir com leite condensado por cima.

Licor cremoso de chocolate

 
Ingredientes
200 gramas de amêndoa do cacau
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
200 ml de pinga ou cachaça

Modo de preparar
Torre a amêndoa no forno até sentir que a casca começa a sair. Depois, bata as amêndoas no liquidificador ou triturador até virar um pó. Passe na peneira para refinar. Depois, bata no liquificador o leite condensado, o creme de leite e a cachaça. Por último acrescente as amêndoas em pó. Se preferir, substitua as amêndoas pelo pó do chocolate amargo ou achocolatado. Rende um litro. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário