quinta-feira, 4 de julho de 2013

Divulgada lista de selecionados para Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional

Todos os Centros e unidades escolares que ofertam Educação Profissional foram beneficiados com vagas


A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) divulgou a lista dos professores selecionados para o Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional. A pós-graduação será desenvolvida pela instituição como uma das metas do convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). Foram ofertadas mais de 1.600 vagas gratuitamente. Esta é mais uma das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado objetivando a valorização dos professores e gestores estaduais que atuam na Educação Profissional (EP). Os períodos para confirmação da matrícula e início das aulas ainda serão divulgados.


A Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional é inédita. Tem como objetivo qualificar os professores em efetiva regência de classe (licenciados e bacharéis) que atuam nos Centros Estaduais, Centros Territoriais de Educação Profissional e unidades escolares da Rede Estadual que ofertam EP.  O curso, cujo currículo foi elaborado em conjunto pela Suprof e o Departamento de Educação da UNEB, será ministrado nos nove pólos formativos: Alagoinhas, Barreiras, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Salvador, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista. Terá 450 horas/aulas, sendo 300 horas-aulas presenciais e 150 horas-aulas à distância com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, UNEB. 


Cynara Pereira, professora do CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Regis Pacheco, em Jequié, foi selecionada e está cheia de expectativas com relação ao curso. “A Educação Profissional é uma tendência e a gente sente a necessidade de buscar novos conhecimentos para fazer uma Educação Profissional de qualidade, que corresponda, efetivamente, aos anseios desses adolescentes e adultos que chegam aqui em busca de oportunidades tanto no mundo acadêmico quanto no mundo do trabalho. A expectativa com relação ao curso é de crescimento profissional e pessoal”.


Adriana da Gama Brito, do CETEP Litoral Norte/Agreste Baiano, em Alagoinhas, também recebeu com alegria e entusiasmo a notícia da seleção. Graduada em Biologia e professora do curso técnico de Meio Ambiente, ela aplaude a iniciativa do Estado e acredita que os benefícios do curso vão muito mais além do que incrementar o currículo profissional. “Estou bastante feliz. Esta vai ser uma formação a mais para melhorar nosso trabalho e focando na área de Educação Profissional. Tendo essa formação, a gente vai fazer com que o Centro melhore, ainda mais, a qualidade do ensino e tenha maior resultado para os estudantes”, comemora.


Todos os Centros e unidades escolares que ofertam Educação Profissional foram beneficiados com vagas. Outras especializações e Mestrado já estão  em andamento beneficiando professores e gestores da Rede Estadual de Educação Profissional. Já são 14 gestores fazendo especialização fora do Estado, sendo 11 em Gestão de Escolas de Educação Profissional Tecnológica, promovido pelo MEC em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e três em Especialização em Turismo e Hospitalidade, também organizado pelo MEC em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IF Ceará). Outros quatro gestores estão fazendo Mestrado Profissional em Gestão da Educação Profissional, na Escola de Administração da Ufba, também mediante convênio com o MEC. 


Mais 45 vagas foram ofertadas para o curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional também fruto de parceria entre a Uneb e a Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional. As vagas foram destinadas, exclusivamente, para diretores e vice-diretores, em efetiva atuação nos 66 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. Este curso terá carga horária de 465 horas/aulas, sendo 315 horas-aulas presenciais e 150 horas-aulas a distância com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, UNEB. As aulas presenciais serão ministradas no Pólo de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário