sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Estado forma novos Técnicos em Administração no bairro de Valéria

Formandos do Colégio Estadual Noêmia Rego
Os estudantes do Colégio Estadual Noêmia Rego protagonizaram um momento de alegria e se tornaram referenciais e motivo de orgulho para a comunidade do bairro de Valéria. Na última quarta-feira,  37 deles colaram grau e receberam o diploma de Técnicos em Administração. Pais, familiares e amigos lotaram as dependências da unidade escolar e não escondiam o contentamento pela realização de um sonho. Para muito, a conclusão do curso significa a oportunidade de uma inserção cidadã no mundo do trabalho


Formanda Thamires
É o que avalia a formanda Thamires Nery Santos, 19. Além da colação de grau, ela não escondia a felicidade pela mudança de vida que o curso já está lhe proporcionando. “Graças a este curso já estou trabalhando na área. Hoje sou  reconhecida como uma profissional qualificada, para mim isso é lisongeante, ainda mais pela minha origem humilde. Me encontrei no curso e quero seguir carreira na área”, afirmou a nova técnica que trabalha como prestadora de serviços na coordenação de Recursos Humanos de uma instituição pública.

Glaucia e a professora Patrícia Cruz

Para Glaucia Cristiane Conceição dos Santos, 28, a primeira formatura de técnicos de nível médio no Colégio demonstra a qualidade da escola pública e, sobretudo, a possibilidade de fazer a qualificação profissional perto de casa. “Nós somos um exemplo, uma esperança que se renova. Não acreditava que iria conseguir concluir o curso e chegar até aqui. Foi muito difícil, pois chegava do trabalho cansada e tinha que estudar a noite, mas só com estudo podemos mudar de vida. Valeu a pena!”, avaliou.

A professora Patrícia Cruz, da disciplina Fundamentos da Administração, diz que a formatura mostra aos demais estudantes que é possível crescer e acreditar no seu potencial. “Para a escola e a comunidade do bairro de Valéria é uma emoção muito grande celebrar a solenidade desses novos técnicos de nível médio. Os estudantes chegam aqui muitas vezes desacreditados e o curso técnico veio para transformar esta ideia”, avaliou. 

A professora ainda explica que a matriz curricular do curso contempla temas como:  marketing, princípios da administração, logística, gestão de pessoas, além das disciplinas comuns. “Estes jovens receberam uma formação pautada na ética e no trabalho como princípio educativo. Não tenho dúvidas que eles serão brilhantes no exercício da sua profissão e também como cidadãos conscientes de seu papel em benefício do próximo”, disse.

Cosme e José Roberto, diretor da unidade
Cosme Dionísio da Conceição, representante dos pais no Colegiado da unidade escolar, comenta que a formatura encerra uma parceria de sucesso que foi estabelecida entre a escola e a comunidade. “A nossa comunidade é sofrida e nossos jovens careciam de qualificação. Os que estão aqui souberam aproveitar a oportunidade para mudar de vida, espero que os demais valorizem as oportunidades que cada vez mais irão surgir. É possível acreditar que a escola é o meio de  recuperar e transformar, isso está acontecendo com muita gente daqui. Estamos começando a colher os frutos”, comentou. 

O diretor da unidade escolar, professor José Roberto, também ressaltou a transformação que os estudantes passaram ao longo do curso. “A educação transforma. É tanto que a auto-estima destes jovens não é mais a mesma. A conquista deles irá repercutir na comunidade, contribuindo para que a Educação Profissional no nosso bairro seja fortalecida”, argumentou.

Josemira Lacerda
A professora Josemira Lacerda, coordenadora do curso, também reforça a idéia que o momento marca um novo ciclo na vida dos jovens. “Esses jovens se sentem excluídos e sem motivação por morarem num bairro da periferia. Esse curso vem para resgatar a auto-estima deles, além de ser uma porta para oportunidades fundamentais no seu crescimento como ser humano e como  profissional”, disse
Luiz Henrique

Professor Luiz Henrique, diretor da Direc 1B, ressaltou que a consolidação da Educação Profissional  reforça a qualidade do ensino da escola pública . “Estou aqui para prestigiar estes jovens que durante esta jornada cresceram como cidadãos e se tornaram profissionais. Fico muito feliz em ouvir nas suas falas que já estão no mundo do trabalho, comprovando para a sociedade e para as instituições públicas e privadas que a escola pública tem um ensino de qualidade e que formamos profissionais aptos para atender as demandas que surgem no nosso município e no Estado”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário