terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estudantes realizam intervenções sociais e levam Colégio Rubem Nogueira à final do Prêmio Escola Voluntária

Intervenções sociais realizadas por estudantes do curso Técnico em Informática em escolas públicas estaduais e municipais, levaram o Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, à final da 13º edição do Prêmio Escola Voluntária, promovido pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social. O projeto “Escola e Sociedade: uma parceria necessária”  concorreu com 518 escolas de 10 estados brasileiros. Por meio do projeto, os estudantes dão suporte técnico em escolas estaduais e municipais, contribuem, desta forma, com sugestões e implementação de soluções tecnológicas referente à manutenção de microcomputadores. 


O projeto ressalta a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio educativo, na medida em que possibilita que o estudante aprenda os conteúdos e práticas em situações reais e contribui para a sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contempla a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois os estudantes são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade

Para se ter uma ideia do alcance destas intervenções sociais, os estudantes realizam manutenção em cerca de 75 computadores. Já beneficiaram escolas localizadas em Serrinha, a exemplo, da Municipal Ana Oliveira,  Escola Municipal José Ramos Menezes e Escola Municipal do Cantinho, localizada na Zona Rural.O projeto já alcança escolas em outras cidades do Território do Sisal, a exemplo, da  Estadual Jairo Azi, na cidade de Lamarão, que também foi contemplada com a prestação de serviços gratuitos.

As ações sempre acontecem em turno oposto às aulas dos estudantes, com acompanhamento dos professores. “Eles vivenciam as responsabilidades que o exercício da profissão exige. Essa experiência proporciona a capacitação e estimula os futuros técnicos possam pensar estrategicamente, introduzir modificações, implementar projetos, atuar preventivamente, transferir e gerar conhecimentos na sua área de atuação. Queremos que nossa instituição seja reconhecida pela busca do conhecimento tecnológico inteiramente pautado ao desenvolvimento do estudante, da comunidade e do território, dentro de um contexto humanista e solidário”, ressaltou  Antonio César Ramos da Silva, professor e coordenador do curso Técnico em Informática. 

José Solenir Lima Figueiredo, 18 anos, destaca como o projeto tem contribuído para a sua formação profissional e cidadã. “Realizando esta assistência nas escolas, estamos aprendendo muito. Por meio desta ação, estamos sendo preparados e capacitados não só para sermos técnicos, mas para agirmos como cidadãos comprometidos com a sociedade”.  

José Solenir, estagiário da Defensoria Pública do Estado, em Serrinha, é um dos estudantes que estarão aposto no Colégio Estadual Rubem Nogueira para receber a equipe da Rádio Bandeirantes que, entre 12 de agosto e 13 de setembro, visitará as escolas finalistas. Os jornalistas Luciana Lobo, André Russo e Guilherme Fognanoli conhecerão os projetos e irão realizar um curso de capacitação em rádio para alunos e professores. A divulgação dos vencedores será em São Paulo, no dia 12 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário