quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Secretaria forma primeira turma do Pronatec em Saubara

Rafael Nascimento de Jesus,17, é um dos 20 concluintes da primeira turma do curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizado no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, em Saubara. O curso, ofertado pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), contemplou estudantes do ensino médio. A qualificação amplia as oportunidades para que eles se beneficiem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território de Identidade onde vivem.


Muito feliz com a conquista, o estudante Rafael conta que procurou a qualificação profissional para alcançar objetivos. “Optei por este curso por ter afinidade na área e também para crescer na vida. Digo sempre aos meus colegas que estamos tendo oportunidade de nos qualificar e não podemos perder estas chances, pois o mercado de trabalho exige muito”, afirmou o estudante do 3º ano que fez o curso no turno oposto ao qual estava matriculado. 

Cintia Fabiana Dias do Nascimento, 17, estudante do 2º ano do ensino médio e concluinte do curso em Auxiliar Administrativo, também está muito feliz com o resultado do curso. “Nesses três meses aprendi coisas que nunca pensei em aprender. Hoje sei a importância da administração não só para área profissional, mas para minha vida. Foi uma experiência fantástica, perfeita”, comemora.

A diretora da unidade escolar, professora Maria Lenir Almada, reforçou a  relevância  do Pronatec para a formação dos jovens. “Graças ao programa, nossos jovens estão tendo a oportunidade de concluir o ensino médio com uma qualificação profissional, melhorando seu currículo, aumentando sua auto-estima. Também têm mais chances de atender as demandas que venham a surgir em instituições do nosso município ou em qualquer outro lugar”, disse.

Os cursos ofertados pelo Pronatec têm duração de três meses. São oferecidos no turno oposto ao qual o estudante está matriculado. O curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo, por exemplo, teve carga horária de 200 horas e integra o Eixo Tecnológico Gestão e Negócios. A matriz curricular contempla  temas, como: atuação nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, execução de atividade de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e legislação administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário