terça-feira, 3 de setembro de 2013

Secretaria promove Encontro e Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia

 A Secretaria da Educação do Estado realiza de hoje a quinta (dia 05)  a II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, no Centro de Convenções, das 8h30 às 18h e com entrada franca. Paralelamente acontecerá o III Encontro de Educação Profissional da Bahia que apresentará como tema central: “A  Efetividade Social, Qualidade Pedagógica e Controle Social: o melhor para os que mais precisam”.

Na Feira, serão expostas maquetes e dezenas de outras experiências científicas realizadas nos Centros Estaduais, Centros Territoriais e unidades de ensino que ofertam cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional. São ações de intervenção social desenvolvidas por estudantes e professores prestando serviços à comunidade. A Feira, inclusive, constitui-se como espaço de divulgação e popularização destas tecnologias sociais


Quem for à Feira, poderá por exemplo, conhecer o protótipo de prótese de uma mão infantil. O projeto foi desenvolvido pela estudante Sueli França da Silva, do curso técnico em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo II Álberto Torres (CETEP), em Cruz das Almas, utilizando materiais como alumínio, fita crepe, pedaços de madeira e lixa. “Estudei assuntos relacionados a área para obter conhecimento e construir o protótipo de prótese. As próteses de braço com controle mioelétrico são próteses que possuem abertura e fechamento da mão através da ação muscular”, acrescentou. 

Uma outra tecnologia social será apresentada pelos estudantes do CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú. Eles desenvolveram a fossa séptica biodigestora para o tratamento de esgotos nas áreas onde não há saneamento básico. A fossa foi desenvolvida utilizando como base três tambores de plástico, tubos, “tês”, joelhos, flange (todos em PVC) e brita. A fossa séptica nas moradias constitui-se numa importante ferramenta no combate a verminoses, endemias e doenças de veiculação hídrica.  
  
Já os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP Bahia) irão apresentar peças de vestiários utilizando diferentes materiais reciclados. Sacos plástico brancos foram transformados em vestido de noiva, um vestido estilizado de baiana de acarajé foi feito com jornal, outro vestido estilo country foi constituído com jeans envelhecido customizado com retalho de tecidos e revistas. Um traje de noite foi confeccionado com coador de café reciclado. A ideia é despertar e estimular, por meio da criatividade, a importância da conscientização e preservação ambiental, demonstrar como é possível contribuir para um mundo melhor por meio de ações sustentáveis, de cuidado e proteção dos recursos naturais e como a formação técnica e profissional que os estudantes recebem contempla o social, o econômico e também o ambiental. 

Entre os estantes da Feira, destaca-se o de Orientação Profissional onde serão repassadas informações sobre a Rede Estadual de Educação Profissional, os cursos e eixos tecnológicos ofertados e como acessá-los. Os visitantes também poderão participar de uma votação para escolher os melhores projetos que poderão representar a Rede em eventos estaduais, a exemplo do II Encontro Estudantil de Arte e Cultura, Ciência e Esporte, em  novembro, em Salvador, de eventos nacionais e até internacionais como o Fórum Mundial de Educação Profissional ano que vem, em Pernambuco. A previsão é a de que 600 estudantes da rede estadual visitem a feira todos os dias.
 
O ENCONTRO -  O III Encontro de Educação Profissional da Bahia reunirá gestores, professores e estudantes de unidades que ofertam Cursos Técnicos de Nível Médio e representantes da sociedade civil (empresários, trabalhadores, movimentos sociais); do Governo Federal, gestores públicos dos Estados Brasileiros, IFBA, IFBaiano e demais atores sociais.

  
Um dos objetivos, segundo o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, é reafirmar a escola pública como escola de qualidade, capaz de formar pessoas humanas, cidadãos trabalhadores e sujeitos de direito, que contribuam com o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da Bahia. “Tanto a feira quanto o encontro também visam contribuir para o desenvolvimento educacional, científico-tecnológico, socioeconômico, cultural e ambiental dos nossos Centros e Unidades e dos Territórios de Identidade onde estão inseridos, favorecendo ainda mais a parceria entre sociedade, instituições e empresas da região e fortalecendo a Educação Profissional da Bahia”, acrescentou.

Conheça projetos de Tecnologias Sociais que serão expostos 


Acesse a programação do III Encontro da Educação Profissional da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário