sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Secretaria promove Seminários Interterritoriais da Educação Profissional em Ibotirama




A Secretaria da Educação do Estado  promove no próximo dia 9 de agosto, na cidade de Ibotirama, o segundo dos nove Seminários Interterritorias da Educação Profissional que serão realizados até 2014. O primeiro seminário da série aconteceu em Itapetinga, no último dia 07 de junho. Durante os seminários, a Secretaria, por meio da sua Superintendência de Educação Profissional, está apresentando à sociedade e aos poderes públicos, os avanços quantitativos e qualitativos alcançadas após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como uma política pública prioritária de Estado. E mais, apontar caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja oferta já contempla mais 64 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade.
 


O Seminário em Ibotirama envolverá representantes dos Territórios de Identidade da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Paramirim e do Velho Chico, que abrangem 50 municípios no Oeste da Bahia. Serão apresentados informações e indicadores vinculados à efetividade social, qualidade pedagógica e ao atendimento às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade.

Serão discutidas as demandas futuras de cursos e também como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.


A exemplo da primeira edição dos Seminários, estão sendo convidados representantes da sociedade civil - coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes dos Poderes Públicos - Governos Federal, Estadual e Municipal, do Legislativo e do Judiciário e representantes do Setor Educacional que atuam na educação profissional - Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da Rede Estadual de Ensino, Institutos Federais, Universidades Estaduais e Federais. Os participantes irão discutir e apresentar proposições a partir de grupos de trabalho.


O superintendente da Educação Profissional da Bahia, professor Almerico Lima, disse que este é um momento de prestação de contas e de novas construções. Ele lembra que em um primeiro momento da gestão, o Governo ouviu as demandas de diferentes atores sociais por meio de seminários, do PPA Participativo e priorizou a Educação Profissional. Enfatizou que após cinco anos de trabalho, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia já é a terceira maior do País com cursos que beneficiam, cada vez mais, jovens e trabalhadores em todos os territórios de Identidade. “Entendemos que é preciso prestar contas sobre o atendimento às demandas que foram passadas e que é preciso continuar avançando. Nesse processo, esperamos contar novamente com o respaldado de diferentes atores sociais por uma Educação Profissional cada vez mais acessível, inclusiva e estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade da Bahia”.


Serviço:
O que: Seminários Interterritoriais da Educação Profissional
Onde: Centro Territorial de Educação Profissional Velho Chico (antigo Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães), em Ibotirama.
Data: 09 de agosto de 2013

Horário: Das 9h às 18 horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário