terça-feira, 17 de setembro de 2013

CETEP Recôncavo II Alberto Torres realiza Audiência Pública sobre Educação Profissional

A comunidade do Território de Identidade do Recôncavo está convidada para participar da Audiência Pública sobre Educação Profissional promovida pelo Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (CETEP), em Cruz das Almas. O objetivo principal é contribuir para divulgar a oferta de cursos técnicos de nível médio e os investimentos do Estado para qualificar e formar a juventude e trabalhadores para que se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território com grandes potenciais para a indústria, comércio, agricultura, pesca e pecuária, por meio deste CETEP. O evento acontece nesta quarta-feira (dia 18), às 19h, na Câmera de Vereadores da cidade.


Oferta de Educação Profissional em Cruz das Almas



O CETEP Recôncavo II Alberto Torres foi instituído pela portaria 9.876, de 11 de dezembro de 2012, em substituição ao Colégio Estadual Alberto Torres. Com a transformação em Centro, o número de matriculas teve um crescimento de 117%. Em 2008, ano de implantação do Plano de Educação Profissional, haviam 123 matriculados. Atualmente, conta com 945 matriculados em 10 cursos técnicos de nível médio: Agroecologia, Agropecuária, Análises Clínicas, Fruticultura, Informática, Logística, Secretariado, Segurança do Trabalho, Vendas e Zootecnia além dos cursos de qualificação profissional em: Administração, Agroextrativismo, Saúde e Telemática. 

Além da cidade de Cruz das Almas, o Centro beneficia a outros municípios que integram o Território: Castro Alves, Cabeceiras do Paraguaçu, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Muniz Ferreira, Muritiba, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, Sapeaçu, Saubara e Varzedo

A atividade é aberta ao público e direcionada para toda sociedade civil, representantes de outras secretarias de Estado, autarquias, prefeituras municipais, empresas da iniciativa privada, associações, sindicatos, áreas de agricultura familiar, cooperativas, microempresas, assentamentos entre outros. 

A vice-diretora do pedagógico, professora Eliana Marques, acredita que após o evento a comunidade e as empresas compreendam um pouco mais os benefícios oriundos da transformação da unidade escolar em um Centro de Educação Profissional. “Nossos jovens e trabalhadores estão tendo a oportunidade de estarem qualificados para atenderem as necessidades das empresas, por exemplo, de calçados e de alimentos, que estão sendo instaladas no nosso município. É o momento ideal de mostramos como nossos jovens estão sendo preparados para o exercício profissional e como a Educação Profissional é uma política pública fundamental para a formação e inserção cidadã no mundo do trabalho. A participação de toda comunidade é fundamental para compreender como realizamos nosso trabalho e, consequentemente, auxiliar na divulgação das nossas ações”, destacou.

Quem for a Audiência Pública também poderá conhecer algumas das tecnologias sociais desenvolvidas pelos estudantes do curso técnico em Informática como, por exemplo, o protótipo de prótese de uma mão infantil, confeccionada com alumínio, fita crepe, pedaços de madeira e lixa. “Estudei assuntos relacionados a área para obter conhecimento e construir o protótipo de prótese. As próteses de braço com controle mioelétrico são próteses que possuem abertura e fechamento da mão através da ação muscular”, explicou a estudante Sueli França da Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário