sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Colégio Pio XII promove II Feira de Ciências

Embalagem biodegradável e desidratador reciclável para banana. Estes são alguns dos experimentos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, que estão sendo apresentados hoje (dia 20), das 8h às 21h, durante a II Feira de Ciências, promovida pelo Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara. São ideias que transformadas em tecnologias sociais, de baixo custo, beneficiam a comunidade e demonstram a qualidade do ensino na escola pública e como para a Educação Profissional o trabalho é um princípio educativo e a intervenção social, um princípio pedagógico. 


Um dos experimentos é o desidratador reciclável para banana. Para confeccionar a tecnologia, os estudantes utilizaram materiais recicláveis como: garrafas pets e embalagens de leite líquido. “Cortamos o fundo da garrafa pet, introduzimos a embalagem do leite cortada em retângulos e depois tampamos com fita adesiva. Sobre a garrafa colocamos uma tela de nylon com bananas fatiadas e expomos ao sol. Por meio deste processo é possível desidratar as bananas que podem ser utilizadas como ingredientes em panetones, bolos, biscoitos, pães”, explicou a orientadora do projeto, professora Carine Mota Menezes.  

Outra experiência desenvolvida pelos estudantes do curso técnico em Agroindústria é o projeto intitulado “Desenvolvimento de embalagens biodegradáveis para alimentos a partir de fécula de mandioca”, orientado pelo professor Alex Ramos. As embalagens são produzidas utilizando papel reciclável, fécula de mandioca e um pouco de cola de PVA. A mistura desses três materiais resulta em um composto que possibilita a confecção de embalagens para armazenamento de alimentos ou vasos para criar mudas de plantas. A estudante Natiele Leite, 17, umas das pesquisadoras do projeto, explica como é confeccionado: “Colocamos a polpa, resultado da mistura do papel reciclável, fécula de mandioca e cola de PVA em moldes e  deixamos exposto ao sol. Ao termos as embalagens prontas, realizamos alguns testes físicos para checar a densidade, resistência a tensão e flexibilidade do produto. As embalagens têm ótima resistência e podem ser fabricadas seguindo os mesmos formatos dos produtos que a clientela está acostumada a comprar no mercado”, explicou. 

Alex Ramos, orientador dos projetos e professor das disciplinas química analítica e matemática, considera que o projeto de pesquisa é uma forma de incentivar os estudantes a ingressarem no universo científico e é também fundamental no processo de formação dos estudantes. “Nossa escola vem se destacando bastante. Graças aos projetos desenvolvidos na unidade, nossos estudantes já apresentaram trabalhos em seminários internacionais e vários nacionais. É uma oportunidade de demonstrar como estes jovens e trabalhadores recebem uma formação de qualidade e como estão sendo preparados para adentrar no mundo do trabalho”, afirma.

Maria Nelma Porto da Silva, diretora da unidade, ressalta que a interação entre comunidade e escola quebra barreiras e desperta o senso de cooperação entre os estudantes. “A educação precisa ultrapassar os muros da escola, ela não resume apenas a lápis e papel. É preciso trabalhar na perspectiva da construção do conhecimento, tomando como base a própria realidade cotidiana por eles vivenciada e é isso que realizamos aqui”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário