terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estudantes da Educação Profissional apresentam experiências na II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais no Centro de Convenções

O pote de barro que geralmente é usando para armazenar água potável serviu de inspiração na criação de II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia aberta hoje (dia 03) e que acontece até quinta-feira (dia 05), no 4º piso do Centro de Convenções, em Salvador



A feira é aberta ao público, das 8h30 às 18h, e reúne tecnologias sociais desenvolvidas por estudantes de 80 cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional. Eles vieram de várias regiões do Estado, representando os 27 Territórios de Identidade da Bahia.  São chamadas tecnologias sociais porque têm grande alcance e benefício social, resolvendo um problema específico com custos acessíveis.

O chuveiro para banho frio, por exemplo, foi feito por estudantes do curso técnico de nível médio em Eletromecânica, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, em Salvador. Usando uma placa de alumínio, canos de PVC e garrafas pet, eles montaram duas saídas de água. Uma canalização leva a água para uma caixa de isopor revestida com fibra de vidro fazendo o líquido ficar quente. A outra canalização lança a água em um pote revestido de argila provocando o resfriamento. “É uma tecnologia ecológica, sustentável e influi muito na nossa formação porque este experimento envolve, dentre outras coisas, hidráulica, física, contribui para que a gente pense na aplicação das técnicas para o futuro”, afirmou a estudante Grace Ferreira, 18 anos.

Muitas experiências voltadas à proteção e cuidado com o meio ambiente estão sendo apresentadas por estudantes de diferentes eixos tecnológicos. Os estudantes do curso técnico em Biotecnologia, do CEEP em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, desenvolveram produtos cosméticos a base de cacau, como hidratante para os pés com cera de abelha e manteiga de cacau. “A biotecnologia entra quando os produtos da natureza beneficiam o ser humano, é justamente isso que estamos fazendo e agregando valor ao cacau que é característico da nossa região”, comentou o estudante Richard Carvalho.

Os estudantes do CETEP da Região Metropolitana de Salvador, em Camaçariem Camaçari, apresentam o projeto de energia eólica, uma energia limpa gerada pela força do vento. Já os futuros técnicos em Enfermagem, do CETEP Antônio Conselheiro, de Uauá, desenvolveram um enxaguante bucal com cravo da índia, gengibre e extrato de própole que serve para combater o mau-hálito e outras doenças bucais como gengivite, tártaro, afta e placas bacterianas. Os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do CEEP em Gestão e Meio Ambiente, de Guanambi, também dão a contribuição apresentando o sabão e o detergente ecológico, feito com óleo residual.
de energia eólica, uma energia limpa gerada pela força do vento. Já os futuros

De Ribeira o Pombal, a estudante Jacilene Almeida, 16, do curso técnico em Agroepecuária demonstrou,
por meio de maquete, a horta sustentável que dispensa práticas danosas ao meio ambiente, como queimadas e o uso de agrotóxicos. “A horta é feita por círculos e no meio fica um galinheiro. Os animais servem para alimentação humana e os estercos para adubar a horta. Também utilizamos o gotejamento para a irrigação racionalizando o uso da água. Essa experiência já vem sendo aplicada na zona rural e me ajuda a ter uma consciência maior sobre práticas sustentáveis no exercício da minha futura profissão”, explicou.

Os estudantes Eduardo Teixeira, Patrick Jones e Renan Cabral, do técnico em informática do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Itaparica, em Paulo Afonso, apresentam pequenos robôs para demonstrar automação de processos através de sensores.

Um dos robôs utiliza como base na fabricação, uma tábua de carne e outros foram feitos utilizando escova de lavar roupa, LED de carro de controle remoto, DC de drive e um interruptor. “Um robô desse pode chegar em área remotas, substituindo o homem e evitando riscos, pode, por exemplo, levar água para uma pessoa presa em um desabamento”, comentou Eduardo. “Além de mexer com eletrônica, tem a parte de programação e esse tipo de prática é importante para o nosso curso. Me sinto muito preparado para o mundo do trabalho e orgulhoso de estar terminando um curso de tanta qualidade na escola pública”, acrescentou Patrick.

Peças decorativas feitas de material reciclado, como luminárias de garrafas pet, mesas de centros feitas de pneu, sofá e racks de caixote de feiras estão entre as peças feitas por estudantes do curso técnico em Desenho da Construção Civil, do CEEP em Gestão Severino Vieira, em Salvador. Do CETEP do Extremo Sul II, em Eunápolis, os estudantes do técnico em Design de Móveis expõem, dentre outras coisas, uma mesa feita com aro de bicicleta, rack de caixote de feira e outros móveis como centros e base para camas feitas de palete.

O secretário da Educação Osvaldo Barreto disse que a Feira e todas as tecnologias sociais apresentadas demonstram a qualidade da escola pública, o envolvimento dos estudantes e professores na produção de conhecimentos que efetivamente dão um retorno às comunidades onde estão inseridos. “A Educação profissional foi assumida como política pública prioritária pelo Estado, dialogando permanentemente com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia e com as agendas territoriais. E é uma alegria muito grande ver a quantidade de jovens que estão tendo a oportunidade dessa formação profissional, uma formação que certamente ajudará estes jovens na construção de um processo cidadã para suas vidas”.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, ressaltou a importância dessa formação para a inserção dos jovens no mundo do trabalho. “Esse conjunto de tecnologias sociais que está sendo apresentado retrata bem a produção do conhecimento nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e mais do que isso, destaca como os estudantes aprendem a técnica e valor social das suas futuras profissões, melhorando a vida das pessoas.”

O ENCONTRO – Paralelamente à feira, também acontece de hoje a quinta-feira no Centro de Convenções, o III Encontro de Educação Profissional da Bahia que apresenta como tema central: “A efetividade social, a qualidade pedagógica e Controle Social: O melhor para os que mais precisam”. O encontro reúne cerca de 1.400 pessoas entre gestores, professores e estudantes dos Centros Estaduais, Centros Territoriais e unidades de ensino que ofertam Educação Profissional. Serão realizadas mesas de interesses e painéis que abordarão questões como “Perspectivas da Educação Profissional no Brasil e na Bahia”; “Mundo do trabalho e território: demanda e oferta na Educação Profissional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário