sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Estudantes da Educação Profissional prestam serviços gratuitos a comunidade de Vitória da Conquista

Os moradores de Vitória da Conquista terão a oportunidade, no próximo sábado (dia 21), de participar do projeto “Saúde em Ação”, desenvolvido pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira (CEEP). O Centro estará aberto ao público, das 8h às 13h, quando os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem e Nutrição e Dietética prestarão vários serviços gratuitos à comunidade. A atividade reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia, na medida em que os estudantes vivenciam situações reais se preparando para o exercício das futuras profissões.


Consta na programação, que os futuros técnicos em Nutrição e Dietética irão realizar procedimentos, como: verificação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e avaliação nutricional. Também irão dar orientações sobre reaproveitamento de alimentos e bons hábitos alimentares, diferenciado os alimentos funcionais, que são naturais e possuem em sua composição, além dos nutrientes básicos, substâncias benéficas a saúde, utilizados no combate a várias doenças como câncer, doenças cardiovasculares, entre outras, dos alimentos fitoterápicos, medicamentos feitos a base de plantas como chás, extratos e tinturas, que também podem ser utilizados para auxiliar no tratamento de males.  

Já os estudantes do curso técnico em Enfermagem estarão realizando procedimentos como aferição da pressão arterial, além de orientar a comunidade sobre os riscos de ter uma vida sedentária. Quem passar pelo estande dos estudantes do curso técnico em Análises Clínicas terá a oportunidade de fazer teste de glicemia e de tipagem sanguínea.

A estudante Elaine Novaes, 17, do 4°ano curso técnico em Nutrição e Dietética, diz que a atividade é enriquecedora, pois possibilita adquirir mais conhecimento. “Essas ações de prestação de serviços nos faz aprender muito mais. Podem acontecer situações de verificarmos o IMC de um visitante e diagnosticarmos que ele está com sobrepeso e a partir daí orientamos ele para procurar o auxílio de um médico o mais rápido possível”, afirma.

A professora Zelita da Silva, orientadora da atividade, considera que a ação contribui significativamente para o desenvolvimento dos estudantes. “Estas ações aproximam os estudantes do cotidiano de suas profissões, além de ser uma oportunidade de mostrarmos a sociedade que eles não são simples técnicos, mas profissionais que se preocupam com o próximo e que estão sendo preparados por uma escola pública de qualidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário