quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Formatura de novos técnicos em Guanambi fortalece o Território de Identidade Sertão Produtivo

O Território de Identidade Sertão Produtivo está em festa. O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), localizado no município de Guanambi, celebrará hoje (dia 19) e amanhã (dia 20), a formatura de novos técnicos de nível médio em Vendas, em Comercio e em Segurança do Trabalho. São 109 jovens e trabalhadores que estão aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho


Gileno Alves
Os novos técnicos foram formados, num período de dois anos e meio, pela forma de articulação Proeja Médio. Eles tiveram a oportunidade de voltar a estudar para concluir o ensino médio e ao mesmo tempo obter uma profissão. 

Esta é realidade de Gileno da Silva Alves, 42, um dos formandos do curso técnico em Segurança do Trabalho. Ele não esconde sua satisfação e emoção. Depois de doze anos afastado da escola, voltou a estudar para concluir o ensino médio. “Precisava trabalhar para manter minha família, não tinha condições de conciliar trabalho e estudo. Fiquei sabendo que podia fazer esse curso após ir à escola onde meu filho estuda, ele também faz um curso técnico. Não imaginava que teria esta oportunidade com a idade que tenho. Sou muito grato a direção do Centro por ter me incentivado e ao governo pela possibilidade de hoje ter um diploma”, disse. 

Gileno conta que graças à profissão novas oportunidades surgiram em sua vida. “Hoje estou trabalhando em uma empresa que presta serviço a concessionária responsável pela construção do Complexo Eólico Alto Sertão II, instalado aqui na região. Minha nova casa está quase pronta, comprei uma moto, poderei dar uma vida mais confortável para minha família. Estou muito feliz e realizado”, concluiu.

Marcio Coelho
Marcio Adevnei Coelho dos Santos, 28, que também será diplomado como técnico em Segurança do Trabalho está super empolgado com a profissão. “O curso é muito bom, é de alta qualidade. Já está tudo pronto para montar meu negócio e começar a vender equipamentos de segurança para o Território. Foram quase três anos de muito aprendizado, troca de conhecimento e experiências com nossos professores e também com a comunidade, quando realizávamos as ações de intervenção social”, contou.

A professora Ana Paula Nascimento Lopes, vice-diretora do mundo do trabalho, ressalta que a formatura e a inserção de novos técnicos de nível médio no mundo do trabalho reafirma o compromisso do Governo com a população do Território e do Estado. “É mais uma turma que está sendo inserida no mundo do trabalho e muito destes novos técnicos já estão absorvidos para preencher as lacunas existentes. Desta forma, estamos no caminho certo na construção de uma política pública para o benefício de todos”, afirmou.

Mais informações sobre o CEEP em Saúde e Gestão: Em 2008, ano de implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, havia 223 matriculados no Centro Educacional João Durval Carneiro que em 30 de novembro 2010 foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão, pela portaria 8.301. Atualmente, o CEEP conta com 1.144 matriculados em nove cursos técnicos: Administração, Análises Clínicas, Comércio, Enfermagem, Gerência e Saúde, Secretaria Escolar, Secretariado, Segurança do Trabalho e Vendas.  Destaca-se que de 2008 à 2013.1 houve um crescimento de 413% nas matriculas na unidade escolar.

Serviço:

Formatura dos técnicos de nível médio em Vendas e em Comércio
Data: 19 de setembro, às 19 horas
Local: Recreio Tênis Clube

Formatura dos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho 
Data: 20 de setembro, às 19 horas
Local: Recreio Tênis Clube

Um comentário:

  1. fico feliz em ver que esse projeto não parou e espero que não pare, ha um ano me formei e com honra fiz parte dessa equipe, parabéns ao governo do Estado da Bahia, por uma iniciativa brilhante, participo desse blog desde do inicio dele e fico feliz com todas as atualizações e avanços que ele tem tomado.
    http://liuartescia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir