sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Formatura fortalece Territórios do Médio Sudoeste da Bahia e de Irecê

O Governo do Estado forma novos técnicos de nível médio no interior da Bahia. No município de Itororó, localizado no Território de Identidade Médio Sudoeste da Bahia, serão diplomados 124 novos técnicos de nível médio em Administração, Agroindústria, Agroecologia, Informática e Enfermagem, pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (CETEP), e em Canarana, situado no Território de Identidade de Irecê, mais 28 técnicos de nível médio em Agroecologia, pelo Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo.

A colação de grau do  CETEP Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, acontece hoje (dia 27), às 18h30, no Templo da Igreja Batista Nova Sinai.  Amanhã (dia 28), às 19h, no Clube Social de Canarana, a comemoração será no Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo. 

Ruana Ferreira dos Santos, 20, concluinte do técnico em Enfermagem, pelo CETEP, acredita nas novas possibilidades que estão por vir. “Sei que esse curso irá transformar a minha vida. Esse era meu grande sonho. Outros passos estão por vim e quero me dedicar muito a todas as oportunidades que terei na minha vida”, disse. 

Alexsandro Barcelar Dourado, 37, formando do curso técnico em Agroecologia, pelo Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, de Canarana, diz que o curso fez aperfeiçoar ainda mais as habilidades que tinha. “Trabalho como paisagista e este curso foi fundamental para minha formação, pois pude compreender ainda mais as características da região”, afirmou.

Para Rosane Santos, diretora do CETEP Médio Sudoeste da Bahia, a formatura celebra um novo ciclo na vida destes jovens e trabalhadores. “ É uma grande satisfação para todos nós vermos estes jovens sendo certificados. Eles estão saindo daqui com a qualificação necessária para atender as necessidades do  mundo do trabalho. Uma fase concluída e outra será iniciada com a inserção deles no mundo do trabalho”, disse.

Inserção cidadã - Os formandos receberam formação pedagógica pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. Isso significa que aprenderam a técnica e também o valor social da profissão e que estão preparados para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho.

Com a oferta de cursos alinhados às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade, os formados têm maiores oportunidade de trabalhar e permanecer em seus locais de origem.

Mais informações sobre Centro – Em 16 de abril de 2009, o Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Itororó, foi transformando em Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga, pela portaria 8.677. Devido à mudança da nomenclatura do território de identidade, o referido centro teve também seu nome alterado para Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia. Enquanto unidade possuía 256 matriculados nos cursos técnicos em Agroecologia, Agroindústria e Enfermagem. Atualmente, o CETEP conta com 727 matriculados em oito cursos técnicos de nível médio em Administração, Agroecologia, Agroindústria, Análises Clínicas, Contabilidade, Enfermagem, Informática, Nutrição e Dietética e um de qualificação profissional em Agroextrativismo. Destaca-se que de 2009 à 2013.1 houve um crescimento de 184% nas matriculas na unidade escolar.

Mais informações sobre a unidade escolar – Em 2007, o  Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo  contava com 88 matriculados no curso técnico em Agropecuária. Atualmente, possui 193 matriculados no curso técnico em Agroecologia. Destaca-se que de 2007 à 2013.1 houve um crescimento de 119% nas matriculas de Educação Profissional na unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário