quarta-feira, 25 de setembro de 2013

I Semana dos técnicos em Agropecuária e Agroecologia é promovida pelo Colégio Estadual João dos Campos

 O Colégio Estadual João dos Campos, em Riachão do Jacuípe, promove até sexta-feira (dia 27), às 21h, a I Semana dos técnicos em Agropecuária e Agroecologia. O evento, que está sendo realizado na própria Unidade, tem como um dos objetivos contribuir com a formação e futura atuação dos estudantes no mundo do trabalho, possibilitando uma visão mais ampla sobre a realidade dos profissionais de agropecuária e agroecologia. A atividade também comemora o dia do técnico em Agropecuária, celebrado no último domingo (dia 22). Destaca-se que a unidade escolar oferta o curso Técnico em Agropecuária desde o ano de 2010 e o curso Técnico em Agroecologia desde 2011, tendo hoje  96 estudantes matriculados. 


Consta na programação, que desde segunda-feira (dia 23), quando o evento foi iniciado, está sendo realizadas palestras e oficinas sobre os seguintes temas como: agricultura familiar, manejo de caprinos e ouvinos, reciclagem, biofertilizantes, mundo do trabalho e estágio.
  
Amanhã (dia 25), a partir das 8h30 às 9h30, serão ministradas oficinas sobre reciclagem com caixa de leite e biofertilizante, produto agrícola produzido pela mistura de estercos, de baixo custo e não agressivo ao meio ambiente. Às 10h, haverá uma palestra sobre sanidade animal, onde será ressaltada a importância dos serviços veterinários para detecção e adoção precoce das medidas de controle e erradicação das doenças, por exemplo, febre aftosa, mastite, mal do caroço, entre outras.

Na quinta-feira (dia 26), às 8h, as oficinas tratarão dos temas: produção de sabão, sabonete e desinfetante e montagem de horta. Pela noite, às 19h30, será realizada uma palestra sobre “Profissionalismo”, onde será ressaltada a importância da qualificação profissional para inserção no mundo do trabalho. Logo mais às 20h30, será exposta uma mostra de vídeos sobre práticas e conservação do solo e preservação ambiental. As palestras serão ministradas por profissionais de instituições estaduais e municipais.

Na sexta-feira (dia 27), às 19h, haverá apresentações de experiências desenvolvidas pelos estudantes, como: produção de hortas em garrafas pets, produção de mudas em viveiros e compostagem. O evento será encerrado às 20h, com show cultural

Mariana Souza da Silva, professora da disciplina Zootecnia III e uma das organizadoras da atividade, diz que ao trocar experiências com profissionais que atuam nas áreas de agropecuária e agroecologia os estudantes se tornam mais conscientes da futura área de atuação. “São atividades como essa que reforçam o aprendizado dos estudantes, além de ser uma oportunidade de mostrarmos para a comunidade e empresários do município os profissionais que estamos formando”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário