sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Irecê sedia Seminário Interterritorial da Educação Profissional

O município de Irecê sedia hoje (dia 13), a terceira edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional que abrangerá os Territórios de Identidade: Irecê, Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu. Na oportunidade, será apresentando à sociedade e aos poderes públicos, os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como uma política pública prioritária de Estado. Também será apontado os caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja oferta já contemplam mais 64 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade. Destaca-se que nesses três territórios, de 2007 a 2013.1, as matrículas tiveram um crescimento de 1.483%, número equivalente a 272 matriculados em 2007 e, atualmente, 4.307 matriculados, em 4 cursos de qualificação profissional e em 20 cursos técnicos de nível médio, atendendo diretamente a 12 municípios.

Assim como nas primeiras edições, estão sendo convidados representantes da sociedade civil - coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes dos Poderes Públicos - Governos Federal, Estadual e Municipal, do Legislativo e do Judiciário e representantes do Setor Educacional que atuam na educação profissional - Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da Rede Estadual de Ensino, Institutos Federais, Universidades Estaduais e Federais. Os participantes irão discutir e apresentar proposições a partir de grupos de trabalho.

 O Seminário conta com a participação de representantes dos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina, Irecê e Piemonte do Paraguaçu. Serão apresentados informações e indicadores vinculados à efetividade social, qualidade pedagógica e ao atendimento às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade.

Os diferentes atores sociais presentes terão a oportunidade de discutir as demandas futuras de cursos e também como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.
 

Serviço
O que: Seminário Interterritorial da Educação Profissional
Onde:
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Irecê
Data: 13 de setembro de 2013
Horário: Das 9h às 18 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário