quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CETEP do Sertão de São Francisco II Antônio Conselheiro promove Semana Cultural

Os estudantes dos cursos técnicos em Agronegócio, Contabilidade, Enfermagem, Informática, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e Zootecnia, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão de São Francisco II Antônio Conselheiro - CETEP, de Uauá, promoveram de 3 a 5 de outubro, a VII Semana Cultural, cujo tema foi: “Uauá, história e memórias”. 

O evento teve o objetivo de resgatar e divulgar a história da cidade e despertar a importância da valorização do seu patrimônio histórico e cultural. As informações levantadas resultarão na construção de um almanaque a ser publicado.  A VII Semana Cultural foi pautada na concepção pedagógica da Educação Profissional da Bahia que propõe a formação integral do estudante, articulando o conhecimento  com a realidade socioeconômica, ambiental e cultural do Território de Identidade.

Este evento, cultural e interdisciplinar, possibilitou o conhecimento global e despertou nos estudantes o desejo de atuar como agentes multiplicadores da história do município. “Ressaltei para os visitantes a importância da educação para o desenvolvimento do nosso município e ainda mais agora, com a Educação Profissional que veio para fazer a diferença nas nossas vidas. Foi muito bom, e continuará sendo, passar estas informações para a sociedade”, afirmou Verônica Lidia de Souza, 26, estudante do curso técnico em Informática.

Previamente, os estudantes realizaram um levantamento bibliográfico em jornais  antigos sobre a história da cidade, registraram os bens naturais e culturais, como: a Gruta do Jerônimo, a casa da Praça da Bandeira, entrevistaram moradores antigos da cidade, produziram poemas e literatura de cordel.

Quem visitou os estandes pode aprender um pouco mais sobre a história da cidade, fundada em 1939, suas características geográficas, seu bioma mais importante, a caatinga; sua economia, que é baseada principalmente na agropecuária, sendo o couro dos animais aproveitado para a produção de belíssimas peças típicas do sertão nordestino. Apresentaram manifestações culturais, dentre elas grupos folclóricos, que expressam a tradição das quadrilhas juninas e do terno cigano, grupos de dança e de capoeira

A professora Maricelma Rodrigues da Silva, orientadora da atividade, registrou que esta ação pedagógica proporcionou práticas educativas com conteúdos  estudados em sala de aula para despertar, incentivar e valorizar a criatividade, a arte, a cultura e conhecimentos dos estudantes. “Queremos mostrar às novas gerações a importância de valorizar a memória dos antepassados e também estimular a participação da comunidade no processo de valorização do patrimônio coletivo”, disse. 

O momento foi também oportuno para celebrar os 25 anos do antigo Colégio Estadual Antonio Conselheiro que em 08 de novembro de 2012 foi transformado no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro. Esta unidade escolar desde 2007 só tem ampliado a oferta e a procura de vagas numa proporção de 504% de crescimento. Em 2007, estavam matriculados 95 estudantes, e atualmente são 574, nos cursos técnicos de nível médio em Agronegócio, Contabilidade, Enfermagem, Informática, Nutrição e Dietética, Zootecnia e no curso de qualificação profissional em Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário