quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CETEP Médio Rio de Contas orienta mulheres para prevenção ao câncer de mama

Por meio do projeto “O CETEP quer te dar um Toque: Prevenção”, diversas ações educativas  visando à prevenção do câncer de mama estão sendo realizadas até sábado (dia 19), pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio de Contas (CETEP), em Ipiaú.

O projeto, que é uma ação pedagógica, faz parte da agenda do Outubro Rosa, movimento realizado em várias partes do mundo ao longo deste mês e que tem a proposta de sensibilizar e informar as mulheres sobre o câncer de mama, tipo de câncer que mais vitima mulheres.

Hoje (dia17) e amanhã (dia 18), o Centro estará aberto ao público das 8h às 22h e, quem passar por lá, poderá assistir vídeos explicativos sobre como realizar o auto-exame da mama, procedimento que possibilita por meio do toque sentir qualquer alteração nas mamas. Consta na programação que amanhã (dia 18), nos três turnos serão realizadas palestras ministradas por profissionais do município, explorando a temática.

A rádio do CETEP está com uma programação especial. Para isso, foi criado o programa “Outubro Rosa”, onde estão sendo dadas orientações sobre os possíveis sintomas da doença, como: nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária, nódulos palpáveis na axila, alterações na pele que recobre a mama, com aspecto semelhante à casca de uma laranja.

Na manhã do sábado (dia 19), das 8h às 12h, as atividades serão realizadas na Central de Abastecimento José Motta Fernandes. Além das orientações sobre prevenção ao câncer de mama, os estudantes estarão realizando teste de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação do Índice da Massa Corpórea (IMC).

O estudante Alex Leite Santos, 19, avalia a atividade fundamental para mostrar a sociedade quanto a prevenção pode salvar vidas. “Estamos empenhados para alertar toda comunidade sobre a importância de se prevenir. Se a pessoa descobre que está doente há tempo, a chances de cuidar e continuar tendo uma vida de qualidade”, disse.

Pricilla Rodrigues Souza, professora da disciplina de Saúde Coletiva, comenta que ação proporciona aos estudantes a participação em atividade de extensão, além de colocar em prática os conhecimentos e o processo de aprendizagem adquiridos nas salas de aula. “Nesse processo de aprendizado que estão inseridos, a ideia é ampliar o olhar deles sobre a importância da técnica em Enfermagem e lembrar que deverão exercer três papeis que são o de cuidador, educador e agente de promoção da saúde. Acreditamos que essas ações permitem que se tornem mais maduros para o exercício da sua futura profissão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário