quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CETEP Médio Sudoeste da Bahia promove I Feira Territorial da Educação Profissional

Os estudantes das unidades escolares da Rede Estadual e Municipal do Território de Identidade Médio Sudoeste da Bahia estão convidados para participar hoje (dia 30) e amanhã (dia 31), da I Feira Territorial da Educação Profissional cujo tema é “Ciência e Trabalho: uma articulação entre teoria e prática”. A atividade está sendo promovida pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (CETEP), em Itororó e acontece das 9h às 21h.


Estão confirmadas as presenças de estudantes dos municípios de Nova Canaã, Ibicuí, Iguaí, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves, Itambé, Caatiba, Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, além dos distritos de Rio do Meio e Itati. Eles irão conhecer as instalações do Centro e participar de oficinas ministradas pelos estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, em Agroecologia, em Agroindústria, em Contabilidade, em Nutrição e Dietética, em Enfermagem e em Informática.  Também participarão do turismo ecológico, quando serão apresentadas tecnologias sociais desenvolvidas pelos estudantes do curso técnico em Agroecologia e do arco ocupacional em Agroextrativismo como estufas, sementeiras, cultivos orgânicos, compoteiras, minhocários e espiral de ervas.

A atividade tem como proposta estreitar a interação entre a escola e o território, divulgando os cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo CETEP entre os estudantes de todo o Território. Esta também é uma possibilidade de proporcionar aos futuros profissionais atividades de extensão, para que coloquem em prática os conhecimentos, saberes e habilidades desenvolvidas ao longo da formação, por meio da prestação de serviços à sociedade.

Consta na programação que nos dois dias do evento e, nos três turnos, serão realizadas diversas oficinas. Quem participar da oficina ministrada pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem apreenderá um pouco sobre primeiros socorros, na qual serão ensinados os procedimentos básicos para situações de emergência ideais para a espera do atendimento profissional adequado. Já os estudantes do curso técnico em Análises Clínicas estarão explorando os seguintes temas: tipagem sanguínea e diagnóstico de microorganismos nos alimentos. 

Os estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética darão orientações sobre reaproveitamento de alimentos e bons hábitos alimentares, diferenciando os alimentos funcionais, que são naturais e que possuem em sua composição, além dos nutrientes básicos, substâncias benéficas a saúde. Também estarão ensinando técnicas de conservação de alimentos e apresentando pratos típicos da culinária brasileira.

Nas oficinas do curso técnico em Agroindústria será ensinado como preparar e confeitar pães e bolos, e também as técnicas de fabricação de conservas como compota de frutas e picles. Os estudantes do curso técnico em Agroecologia e do curso de qualificação profissional em Agroextrativismo, por exemplo, irão dar dicas sobre a produção de sabão utilizando óleo de cozinha, produção de mudas orgânicas e produção de bioinseticidas naturais. Estas são tecnologias sociais, sustentáveis, de baixo custo e que beneficiam a comunidade e o meio ambiente. 

Quem tem o sonho de ser empreendedor individual poderá participar da oficina sobre administração de negócios ministrada pelos estudantes do curso técnico em Contabilidade.  E os curiosos sobre tecnologia poderão aprender com os técnicos em Informática um pouco mais sobre Redes WI-FI, Designer de Sites, introdução de manutenção em micro, informática básica, manuseio da ferramenta de diagramação Corew Draw e reciclagem de computadores.

Mais informações sobre Centro – Em 16 de abril de 2009, o Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Itororó, foi transformando em Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga, pela portaria 8.677. Devido à mudança da nomenclatura do Território de Identidade, o referido centro teve também seu nome alterado para Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia. Enquanto unidade possuía 256 matriculados nos cursos técnicos em  Agroecologia,  Agroindústria e Enfermagem.

Atualmente, o CETEP conta com 727 matriculados em oito cursos técnicos de nível médio e um curso de qualificação profissional:

Técnico em Administração, 
Técnico em Agroecologia, 
Técnico em Agroindústria, 
Técnico em Análises Clínicas, 
Técnico em Contabilidade, 
Técnico em Enfermagem,
Técnico em Informática, 
Técnico em Nutrição e Dietética 
Qualificação Profissional  no arco ocupacional Agroextrativismo.


Destaca-se que de 2009 à 2013.1 houve um crescimento de 184% nas matriculas na unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário