quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CETEP Sertão Produtivo promove IV Semana da Educação Profissional

 “Ser Tão Produtivo”. Este é o tema da IV Semana da Educação Profissional do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité. A atividade, que foi iniciada nesta terça-feira (dia 29) e prossegue até quinta-feira (dia 31), envolve os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Administração, Agroecologia, Controle Ambiental, Enfermagem, Mineração e Segurança do Trabalho. Está é uma oportunidade para a população do município e do Território de  Identidade Sertão Produtivo conhecer as ações da Educação Profissional e aprender um pouco mais sobre as particularidades da região.


O Centro estará aberto à visitação das 13h às 19h, quando os estudantes estarão divididos em equipes apresentando diferentes atividades pedagógicas voltadas ao tema do seminário. Os estudantes do curso técnico em Enfermagem, por exemplo, estarão realizando exposições dos aparelhos e equipamentos utilizados para realizar procedimentos na sua área de atuação. Também estarão dando orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e métodos contraceptivos. Já os estudantes do curso técnico em Análises Clínicas explicarão como é realizado o processo químico de produção da cachaça, bebida típica da região.

A história e os aspectos geográficos da mineração no município de Caetité serão explanados pelos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho. Eles também irão ressaltar a importância do uso de medidas de segurança e equipamentos de proteção individual no interior e exterior das minas.

Quem passar pelo estande do curso técnico em Mineração poderá conhecer os equipamentos topográficos, utilizados para guiar, medir ângulos e distâncias de uma determinada área a exemplo do GPS topográfico, a Estação Total e o Teodolito.

Já os estudantes do curso técnico em Administração irão expor a caderneta eletrônica, experimento que utiliza uma placa de um notebook e possibilita monitorar a freqüência dos estudantes. “Apenas os professores tem acesso as informações e ao entrar na sala de aula o próprio aluno realiza a sua presença colocando o seu polegar direito no leitor biométrico anexado ao computador”, explicou a gestora do Centro, Rosany Kátia Vilas Boas.  Também será exposto no estande dos técnicos em Administração filmes e livros que retratam a história do Sertão, como por exemplo, a obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.

Tecnologias sociais, sustentáveis, de baixo custo e que beneficiam a comunidade e o meio ambiente serão apresentadas pelos estudantes do curso técnico em Agroecologia. Eles estarão ensinando como é possível produzir sabão feito com óleo de cozinha e como as cisternas podem viabilizar a captação de água nos períodos de longa estiagem. Os estudantes do curso técnico em Controle Ambiental prestarão orientações sobre o uso das plantas medicinas e sobre os biomas do sertão.  

Nos três dias do evento, sempre às 19h, haverá atividades culturais a exemplo de interpretações teatrais dos grupos Dobradores de Arte, Gato Malhado e Andorinha Sinhá e, de dança, como quadrilha junina. Também haverá desfile das bandeiras e dos símbolos culturais da região nordeste.

Rosany Kátia Vilas Boas, gestora do Centro, explica que a proposta da atividade é despertar nos estudantes a capacidade de articular, mobilizar conhecimentos, habilidades e valores. “A atividade é um momento de aperfeiçoamento para que o estudante se torne, cada vez mais, um ser humano crítico e atuante, além de ser uma oportunidade para que ele leve esse aprendizado para a vida comunitária e do mundo do trabalho”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário