quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Estudantes da Educação Profissional são beneficiados com laboratório de Gestão e Negócios

Os 192 estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Comércio, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, uma das 103 unidades escolares que ofertam Educação Profissional, estão sendo beneficiados com a implantação de mais um laboratório de Gestão e Negócios.  

A inauguração do laboratório ocorrerá amanhã, dia 10 de outubro, às 8h30. Na oportunidade, será realizada uma reunião com comerciantes do bairro e membros do Sindicato dos Contabilistas da Bahia. O objetivo é discutir os desafios e as perspectivas de atuação destes técnicos no mundo do trabalho, mostrar os benefícios para a comunidade de Cajazeiras e seus representantes do cenário econômico e social deste bairro tão importante para a cidade do Salvador.

O laboratório possui computadores, impressora multifuncional, mesas de bancadas, ar condicionado, callcenter com três lugares, projetor multimídia, mesa de reunião, arquivo com gavetas e uma lousa digital.  Através do Plano de Ação foram repassados, pela Superintendência da Educação Profissional à unidade escolar, mais de R$ 60 mil para compra desses equipamentos. O acesso ao laboratório contará com a supervisão de professores e o funcionamento será no horário das aulas ou em turnos opostos, a depender da necessidade. 

Os cursos técnicos em Administração e em Comércio integram o Eixo Tecnológico Gestão e Negócios e compreendem tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. 

A matriz curricular destes cursos aborda estudos voltados para a ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, entre outros. Nas aulas desenvolvem-se ações para o trabalho em equipe, a valorização e o fortalecimento da iniciativa e da criatividade e ampliação da sociabilidade entre os estudantes e deles com as pessoas, as organizações e as instituições.

No laboratório, os estudantes terão a possibilidade de aprender a dinâmica do mundo de trabalho, em condições previamente controladas, por meio de práticas administrativas e comerciais simularão situações de gerenciamento com cliente, ações de cobranças, vendas na internet, criação de anúncios, estratégias de marketing, práticas da logística, manejos e conhecimentos das técnicas da propaganda.
  
A professora Iara Maria dos Santos, orientadora de estágio, comenta que o laboratório possibilitará aos estudantes ampliarem seus conhecimentos em contato com a prática. “Esta ferramenta irá favorecer aos nossos estudantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades que são necessárias ao longo da carreira e, também, vivenciarem a prática dos conteúdos abordados nas diversas disciplinas que integram a matriz curricular dos cursos”, disse.

A gestora da unidade, professora Firmina Azevedo, avalia o investimento como fundamental para beneficiar a formação dos estudantes. “Esta conquista veio para reforçar a formação dos nossos estudantes, além de ser uma oportunidade de mostrarmos para os empresários do município de Salvador a excelente estrutura que temos e a formação de qualidade que eles recebem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário