segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Estudantes da Educação Profissional podem visitar Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foto: SECTI /Reprodução Facebook
 Os Centros Territoriais, Estaduais e Unidades Escolares de Salvador e Região Metropolitana estão convidados para visitar da 10° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), das 9h às 21h, promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que acontece até domingo (dia 27), no estacionamento L1 do Salvador Shopping. Para agendar as visitas, os Centros e Unidades interessadas deverão preencher um formulário disponível na página do Facebook da SECTI com as seguintes informações: nome da instituição, professor responsável, quantidade de estudantes, dia e turno.

Quem for à feira, poderá visitar as tendas climáticas intituladas “Ciência, Saúde e Esporte”, que por meio de atividades lúdicas e de entretenimento estimulam o interesse pela ciência e valorizam a criatividade e inovação. A novidade da SNCT 2013 é a apresentação do robozinho NAO, humanóide, que utiliza sensores de movimento, fala e faz o reconhecimento facial, além de ser utilizado para fins de ensino, pesquisa e desenvolvimento; inclusive, ajuda no tratamento de idosos e crianças com autismo.
A Semana contará com a mostra de kits didáticos que abordam temas como energia eólica, solar e células de combustível e biocombustível. Estarão expostos os Kits LeXsolar: Fotovoltaico Avançado, Energia Eólica Avançado e Células de Combústivel H2 Médio H2 Avançado; Robô Moway; Sistema de Treinamento em Princípios de fabricação, Física e Química; Laboratório de Matemática Básica e de Geometria LG e jogos de Kinect.
Um espaço foi preparado para o público realizar experimentos científicos, a exemplo da Mostra de Cheiros e Sabores. Com a ajuda de tablets dispostos em uma bancada com inaladores, os visitantes tentarão identificar os aromas através de um aplicativo interativo. Além de participarem de experiências que brincam com o paladar.
Também serão disponibilizados vídeos educativos e jogos interativos que aumentam a compreensão dos visitantes sobre os elementos da tabela periódica. A ação será realizada pela Braskem em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente.
Equipamentos que utilizam princípios de química e física também estarão presentes na exposição: Van Der Graff, aparelho que gera um tensão eletrostática, e seus efeitos podem ser sentidos pelo visitante se aproximando do gerador, Cone com Bancada, experimento  que demonstra o aparente paradoxo de fazer com que um objeto “caia para cima” ao ser largado na parte mais baixa de uma rampa, entre outros. 

                                            
Fonte: SECTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário