terça-feira, 22 de outubro de 2013

Destaque no Jornal da Manhã: Estudantes do CEEP em Biotecnologia e Saúde desenvolvem hidratante a base de cacau

Foto: Reprodução Internet
Produtos cosméticos a base de cacau, como hidratante para os pés, estão sendo desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico em Biotecnologia, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna. Estes produtos são experiências que agregam ainda mais valor ao cacau, fruta bastante cultivada no Território de Identidade Litoral Sul, e contribuem para a geração de emprego e renda. Este projeto foi apresentando na II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Bahia, realizado no mês de Setembro, no Centro de Convenções, em Salvador . Nesta terça- feira (dia 22) foi destaque no Jornal da Manhã, da Rede Bahia. Assista matéria.



O estudante Richard Franklin Carvalho, 19, do curso técnico em Biotecnologia, orientado pela professora Adriana Vasconcelos, desenvolveu a experiência. Ele conta que no laboratório do Centro foi possível realizar o experimento. “Utilizamos 20g de manteiga de cacau e 40 g de cera de abelha. Levamos estes materiais ao fogo, em banho maria. Depois, acrescentamos 10 ml de semente de uva, que poderia ser substituído por 10 ml de óleo de amêndoa. Quando o material ganhou textura homogênea, tiramos do fogo e colocamos no recipiente desejado”, afirmou.

A professora Adriana Vasconcelos, orientadora do projeto e professora da disciplina de Biologia, explica que a ideia é mostrar como a biotecnologia está presente no cotidiano. “A ideia é aguçar a percepção dos estudantes sobre a biotecnologia e mostrar como é possível transformar matéria-prima em bem de consumo que neste caso foi o cosmético”, explicou.

Richard também ressalta a importância da biotecnologia nas nossas vidas. “A biotecnologia é perfeita, é o ramo do futuro. Ela engloba várias áreas que o ser humano precisa, desde a área de cosméticos até produção de medicamentos. Por meio deste projeto, estamos agregando valor ao cacau que é característico da nossa região”, comentou o estudante.

Mais informações sobre o curso- O curso técnico em Biotecnologia integra o Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde. Durante o período de formação, os estudantes aprendem a auxiliar e executam atividades laboratoriais e industriais, voltadas para o controle de qualidade, referentes à biotecnologia animal e vegetal, em especial aquelas que envolvam conhecimentos químicos e biomédicos.
O técnico em Biotecnologia também colabora com atividades de perícia animal e de investigação genética, além de atuar na produção de imunobiológicos: vacinas, diluentes e Kits de diagnósticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário