quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Trilha/SEC certifica jovens em Governador Mangabeira

Foi realizada ontem (dia 29),  a certificação dos jovens que participaram do Programa Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira. São 19 concluintes do arco ocupacional em Agroextrativismo que estão aptos para adentrar no mundo do trabalho ou então a continuar a formação profissional ingressando em um dos 80 cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores.


Durante a cerimônia, os jovens receberam certificado de concluintes do ensino fundamental e outro certificado de qualificação profissional. Eles aprenderam que a atividade agroextrativista pode ser feita tanto pelo modo artesanal quanto pela utilização de recursos de alta tecnologia. Podem atuar como pequeno produtor, em parcerias nos projetos comunitários promovidos por prefeitura ou secretarias de agricultura, pequenas ou grandes empresas rurais de produção e transformações de produtos florestais, de hortaliças e frutas, granjas, oficinas ou empresas de artesanato

A concluinte Naiara Miranda Conceição, 28, não esconde sua felicidade. Ela avalia o curso como a possibilidade de transformação em sua vida. “Tive que parar os estudos para trabalhar e, depois, para cuidar das minhas duas filhas. Passei um tempo sem estímulo para voltar à escola e, esse curso, veio para fazer a diferença. Hoje me sinto um ser humano diferente, o conhecimento muda a gente. Não quero deixar a escola nunca, quero continuar e penso até em fazer curso técnico na área de Informática”, disse.

Sobre o Trilha- O Trilha/SEC faz parte do Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.

O objetivo desta ação é estimular o retorno dos jovens às salas de aula, promovendo a elevação da escolaridade, a certificação do ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária, contribuindo para a formação integral dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário