sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Uneb realiza aula inaugural do Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional

Foto: Ascom/Uneb
A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) realiza hoje (dia 18), às 14h, no Hotel Sol Bahia, em Salvador, a aula inaugural do Curso de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional. Além do pólo Salvador, as aulas serão ministradas em oito pólos informativos: Alagoinhas, Barreiras, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista. Confira no site da Uneb a lista das turmas e, também, os locais de realização das aulas no interior. Clique aqui.


Esta pós-graduação será desenvolvida pela instituição como uma das metas do convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof).

A especialização funcionará em dois grupos. As aulas do primeiro grupo ocorrerá hoje (dia 18) e amanhã (dia 19), do segundo grupo, na próxima semana, nos dias 25 e 26/10. As aulas serão ministradas a cada 15 dias alternadamente.


Foram ofertadas mais de 1.600 vagas gratuitamente. Esta é mais uma das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado objetivando a valorização dos professores e gestores estaduais que atuam na Educação Profissional (EP).  Veja  a relação dos selecionados .

A Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional, que é inédita, tem como objetivo qualificar os professores em efetiva regência de classe (licenciados e bacharéis) que atuam nos Centros Estaduais, Centros Territoriais de Educação Profissional e unidades escolares da Rede Estadual que ofertam EP.  

O curso, cujo currículo foi elaborado em conjunto pela Suprof e o Departamento de Educação da UNEB. Terá 450 horas/aulas, sendo 300 horas-aulas presenciais e 150 horas-aulas à distância com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, UNEB.  

Todos os Centros e unidades escolares que ofertam Educação Profissional foram beneficiados com vagas. Outras especializações e Mestrado já estão  em andamento beneficiando professores e gestores da Rede Estadual de Educação Profissional. Já são 14 gestores fazendo especialização fora do Estado, sendo 11 em Gestão de Escolas de Educação Profissional Tecnológica, promovido pelo MEC em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e três em Especialização em Turismo e Hospitalidade, também organizado pelo MEC em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IF Ceará). Outros quatro gestores estão fazendo Mestrado Profissional em Gestão da Educação Profissional, na Escola de Administração da Ufba, também mediante convênio com o MEC

Mais 45 vagas foram ofertadas para o curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional também fruto de parceria entre a Uneb e a Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional. As vagas foram destinadas, exclusivamente, para diretores e vice-diretores, em efetiva atuação nos 66 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. Este curso terá carga horária de 465 horas/aulas, sendo 315 horas-aulas presenciais e 150 horas-aulas a distância com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, UNEB. As aulas presenciais serão ministradas no Pólo de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário