sábado, 30 de novembro de 2013

CETEP do Vale do Jiquiriçá realiza 2º Expotec

O Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, realiza amanhã  (dia 01/12), das 8h às 16h30, no próprio Centro, a 2º Expotec – Exposição de Projetos dos Cursos Técnicos. Esta é mais uma oportunidade para que os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Agroecologia, Agropecuária, Agroindústria, Enfermagem e Zootécnica apresentem os conhecimentos construídos na Educação Profissional da Bahia através dos projetos desenvolvidos por eles. Este também é um momento de trocar experiências com a comunidade do entorno.


Um curral ecológico, confeccionado com pneus velhos, será exibido pelos estudantes do curso técnico em Agropecuária. Os pneus foram arrecadados depois de uma campanha feita pelos estudantes junto à comunidade. “Mostramos a comunidade como é simples e possível cuidar do meio ambiente. Com esta ação todos se beneficiam e o produtor rural pode reduzir seus custos, pois deixará de usar madeira para cercar o espaço onde o gado fica”, explicou o professor Nailson Feitosa, um dos organizadores da atividade.

A turma do curso técnico em Zootécnica apresentará uma prensa manual feita de madeira, uma tecnologia social de baixo custo e de praticidade para os produtores rurais no enfardamento de feno. O experimento é utilizado para fenação, técnica de alimentação alternativa complementar para rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos durante a seca. Também irão mostrar como é possível cultivar plantas, especialmente hortaliças, a exemplo da alface, o coentro, a cebolinha, por meio da técnica hidropônica. Nessa técnica o cultivo é desenvolvido na água, sem a utilização de solo.

Uma horta suspensa também estará em exibição e é uma confecção dos estudantes do curso técnico em Agroecologia utilizando materiais recicláveis a exemplo de garrafas pets. A turma do curso técnico em Agroindústria irá mostrar como é possível realizar o processamento mínimo de alimentos desde a seleção, lavagem, processamento (corte, fatiamento, descasque), sanitização e  embalagem.

Os estudantes do curso técnico em Análises Clínicas e Enfermagem prestarão serviços gratuitos a exemplo da realização da tipagem sanguínea, orientações sobre a importância de realizar exames de prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Também haverá oficinas ministradas pelos próprios estudantes, com a proposta de ensinar técnicas voltadas para produção do queijo frescal, produção de laticínios, como o iogurte, de produtos de limpeza, a exemplo do sabão e sobre o processamento de cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário