segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Estudantes da Educação Profissional são finalistas do Prêmio Escola Voluntária

O estudante José Solenir Lima Figueiredo e mais três colegas envolvidos no projeto de intervenção social como princípio pedagógicoEscola e Sociedade: uma parceria necessária”, do curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, estão em São Paulo para participar até quarta-feira (dia 13/11), do encontro das dez escolas finalistas da 13° edição do Prêmio Escola Voluntária, promovido pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social. Amanhã (dia 12/11), será realizada a divulgação dos vencedores. O evento acontecerá no Centro Empresarial Itaú Unibanco, no Auditório Guajuviras, Jabaquara, em São Paulo.



Por meio do projeto, que foi selecionado entre 518 escolas de 10 estados brasileiros, os estudantes dão suporte técnico em escolas estaduais e municipais, contribuindo, desta forma, com sugestões e implementação de soluções tecnológicas referente à manutenção de microcomputadores. 

Para se ter uma ideia do alcance destas intervenções sociais, os estudantes já realizaram manutenção em mais de 75 computadores. Já beneficiaram escolas localizadas em Serrinha, a exemplo, Escola Municipal Ana Oliveira, Escola Municipal José Ramos Menezes e Escola Municipal do Cantinho. O projeto alcança também escolas em outras cidades do Território do Sisal, a exemplo, Estadual Jairo Azi, na cidade de Lamarão. As ações sempre acontecem em turno oposto às aulas dos estudantes, com acompanhamento dos professores.

José Solenir conta que está muito ansioso para o dia da premiação e honrado por estar entre os finalistas. “É muita ansiedade. Parece um sonho. É lógico que queremos ser o primeiro colocado, mas só de estar aqui e representar a Bahia e o Nordeste é muita honra”, disse. Ele ainda comenta que o projeto tem contribuído para se tornar um cidadão comprometido com a sociedade. “Esta atividade me fez amadurecer e compreender o potencial que tenho. Chegamos até aqui com muita garra. Ofereço essa conquista para toda a comunidade escolar que beneficiamos e que acreditaram na formação de qualidade que recebemos.”

O projeto ressalta a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão.

Antonio César Ramos da Silva, professor e coordenador do curso Técnico em Informática, está acompanhando os estudantes no encontro das finalistas. Ele fala sobre a importância desse momento para os estudantes e para a unidade escolar. “Estamos colhendo frutos de um trabalho que beneficia a comunidade e aperfeiçoa a formação dos nossos estudantes. Por meio desta prestação de serviços, eles passam a pensar estrategicamente, introduzir modificações, implementar projetos, atuar preventivamente, transferir e gerar conhecimentos na sua área de atuação. Queremos que nossa instituição seja reconhecida pela busca do conhecimento tecnológico inteiramente pautado ao desenvolvimento do estudante, da comunidade e do território, dentro de um contexto humanista e solidário”, ressaltou.

José Solenir foi um dos estudantes que estiveram no Colégio Estadual Rubem Nogueira para receber a equipe da Rádio Bandeirantes que, entre 12 de agosto e 13 de setembro, visitaram as escolas finalistas. Os jornalistas Luciana Lobo, André Russo e Guilherme Fognanoli conheceram o projeto e realizaram um curso de capacitação em rádio para estudantes e professores que resultou nesta matéria produzida pelos próprios estudantes. Ouça o áudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário