terça-feira, 5 de novembro de 2013

Estudantes da Educação Profissional participam de Seminários Tecnológicos em Ilhéus

Foto: Primeira edição do Seminário do
 curso técnico em Logística
O Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), em Ilhéus, promove hoje (dia 05) e amanhã (dia 06), o III Seminário Tecnológico “Inovar” que reunirá o IV Seminário dos cursos técnicos em Logística e Turismo, o II Seminário dos cursos técnicos em Hospedagem e Serviço de Bar e o II Seminário dos cursos técnicos em Eletromecânica e Recursos Pesqueiros. O evento acontece das 8h às 21h, no Centro de Convenções de Ilhéus
A atividade tem como proposta contribuir para a formação crítica e reflexiva dos estudantes, possibilitando uma visão articulada entre currículo da Educação Profissional e as inovações e tecnologias do mundo do trabalho.Os seminários reúnem palestras, mini cursos e mesas redondas ministradas por professores-pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e profissionais das áreas específicas dos cursos técnicos

Ana Cláudia Jovita, professora articuladora do curso técnico em Logística e organizadora do evento, avalia que a atividade possibilita um momento de integração entre os estudantes e os profissionais da área, favorecendo o acesso a novos conhecimentos. “Vivemos no cenário de intensas transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos e para acompanhar este momento, desde 2010, realizamos o Inovar na tentativa de qualificar ainda mais nossos estudantes. Este é um momento muito esperado por todos, pois proporciona o debate, a troca e a socialização de experiências num espaço de reflexão e construção de conhecimento,” disse.

O estudante Tássio Marinho, do 4º ano do curso técnico em Logística, está muito empolgado com a atividade. “Eu e meus colegas estamos na maior expectativa para amanhã. Nestes dois dias estaremos mergulhados em um universo de conhecimento que irá enriquecer mais ainda nossa formação”, disse.

Programação- A abertura do evento está marcada para acontecer amanhã (dia 05), às 8h com a palestra sobre o tema "Oportunidades através da Inovação: Cenário regional, nacional e mundial”, em que será dada uma visão geral do panorama de desenvolvimento econômico da região.  

Também amanhã e na quarta-feira (dia 06) das 14 às 21h, serão realizados mini cursos, mesas redondas e palestras voltadas para o tema central de cada seminário. O curso técnico em Logística, por exemplo, traz a temática “Inovações e Tecnologia na Logística”, em que serão discutidas questões como inovações na segurança do trabalho no setor de armazenamento, economia sustentável, novas tendências em recrutamento e seleções, marketing e logística. Já os minicursos abordarão temas como: inglês na logística, inovação na qualidade, iniciação científica, inovações e tendências na gestão logística.

As tendências no mercado turístico e a qualificação profissional no cenário turístico atual serão temas de palestras e mesas redondas do IV Seminário do curso técnico em Turismo cujo tema será “Turismo e Hospedagem no século XXI: Inovações Tecnológicas”. Nos mini-cursos, serão apresentados temas como Comunicação e Turismo: perspectivas e inovação profissional, inovações tecnológicas e as competências necessárias para o profissional de turismo, análise do mercado de Cruzeiros Marítimos, roteiro turístico sulbahiano para os hispanohablantes, hospitalidade e receptivo no século XXI. 

As oficinas do I Seminário de Hospedagem e Serviço de Restaurante e Bar serão voltadas sobre temas, a exemplo de: preparo de mesas e buffet, preparo de laticínios, preparo de bebidas. Haverá também palestras sobre transtornos alimentares e alimentação alternativa. 

Os Desafios e as Oportunidades da Eletromecânica no Contexto Sociopolítico Atual será tema da palestra de abertura do II Seminário do curso técnico em Eletromecânica. As oficinas abordarão temas sobre pequenos reparos em instalações residenciais e iniciação a metrologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário