quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Estudantes da Educação Profissional promovem II Seminário de Educação do Campo e IV Encontro de Agroecologia

Os estudantes do curso técnico em Agroecologia do Colégio Estadual Casa Jovem II, em Igrapiúna, estão envolvidos nos últimos preparativos para a realização do II Seminário de Educação do Campo e IV Encontro de Agroecologia que será realizado amanhã (dia 07/11), das 8h às 15h, na própria unidade escolar.


Com base nas orientações dos professores orientadores da atividade, os estudantes organizaram toda a concepção visual do material de divulgação do evento assim como a produção dos textos. Eles também estarão ministrando palestras e são responsáveis pelo credenciamento e recepção dos convidados.

As atividades têm como proposta discutir sobre a agricultura familiar no contexto da agroecologia na Área de Proteção Ambiental (APA), também conhecida como APA do Pratigi, localizada no Baixo Sul da Bahia.

O diretor da unidade, professor Ademário Reis Oliveira, avalia o evento como uma oportunidade para os estudantes trocarem experiências com membros da comunidade, técnicos e profissionais da área. “O evento é um valioso instrumento de desenvolvimento da habilidade de comunicação dos futuros técnicos com a comunidade do entorno, pois eles estão divulgando a realização do Seminário e do Encontro. Também é um momento oportuno de mostrarem a formação que recebem e suas possibilidades de atuação no meio social”, disse.

O professor também comenta a decisão de debater sobre agricultura familiar na APA. “Grande parte dos nossos estudantes são campesinos que residem na APA do Pratigi. Reforçar os saberes da terra nesse ambiente é uma necessidade, já que estamos inseridos num contexto mundial de preocupação com relação aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente e, sobretudo, diante do local em que residimos”, ressaltou.

Programação - Consta na programação que a abertura do evento está marcada para acontecer às 8h com uma apresentação teatral do grupo da unidade escolar “Os Filhos de Chico”, em que será contado o cotidiano das famílias que trabalham na agricultura familiar da APA. Em seguida, haverá palestras, ministradas pelos próprios estudantes, sobre as temáticas: agricultura familiar; cultivo orgânico e; conservação da terra e da água.

Das 10h às 12h, serão realizados mini cursos sobre os temas: a importância da segurança do trabalho no desenvolvimento da agricultura familiar; manuseio seguro de defensivos agrícolas para uso na agricultura familiar; cooperativas e associações: estratégia de fortalecimento da agricultura familiar na  APA do Pratigi; implantação do Programa de Agricultura Integrada e Sustentável-PAIS, na APA do Pratigi; e os dez princípios da certificação ambiental. Os mini cursos serão ministrados por profissionais de instituições públicas do município e do Território. O encerramento dos eventos acontecerá às 15h, com uma plenária em que serão sintetizados os conteúdos trabalhados nos mini cursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário