quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Formatura fortalece Território do Vale do Jiquiriça

Formandos em Agroindústria
Neste final de semana, novos técnicos de nível médio serão formandos pelo Governo do Estado no Interior da Bahia. Desta vez a comemoração será no Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, pertencente ao Território de Identidade do Vale do Jiquiriça. Na sexta-feira (dia 08/11), às 19h, será realizada uma missa em Ação de Graças, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. A cerimônia de colação de grau acontecerá no sábado (dia 09/11), às 20h, no Jaguar Clube

No total são 19 formandos do curso técnico em Agroindústria que estão aptos para adentrar no mundo do trabalho.  Os concluintes foram formados num período de dois anos e meio, pela forma de articulação Proeja Médio. Eles tiveram a oportunidade de voltar a estudar para concluir o ensino médio e ao mesmo tempo obter uma profissão. 

Edilson do Nascimento Oliveira, 32, é um dos formandos que está na maior expectativa para colar grau. Ele conta qual foi a motivação para fazer o curso técnico em Agroindústria. “Meu pai foi minha influência. Ele trabalhava no campo, sempre ia com ele e aprendi muita coisa. Depois deste curso passei a ter noções profundas sobre esta área que sempre me acompanhou e agora estou qualificado para exercer. Agora, quero continuar estudando para ter uma vida melhor. Estou muito feliz e na maior expectativa para comemorar com meus amigos e minha família”, afirmou.

Formação- O curso técnico em Agroindústria integra o Eixo Tecnológico em Produção Alimentícia. No decorrer do curso, os formandos aprenderam a operacionalizar o processamento de alimentos nas áreas de lacticínios, carnes, beneficiamento de grãos, frutas, bebidas. Também auxiliam e atuam na elaboração, prevenção e higienização da produção agroindustrial. Podem implementar e gerenciar sistemas de controle de qualidade e aplicar técnicas mercadológicas para distribuir e comercializar produtos. 

Mais informações sobre o Pio XII - Em 2009, quando o  Colégio Estadual Pio XII passou ofertar Educação Profissional contava com 76 matriculados no curso técnico em Agroindústria.  Atualmente, a unidade escolar conta com 293 matriculados no curso técnico em Agroindústria e 33 matriculados no curso de Qualificação Profissional em Agroextrativismo (Proeja Fundamental).  Destaca-se que de 2009 a 2013.1 houve um crescimento de 328% nas matriculas da unidade escolar. Está em discussão a transformação do Colégio Estadual Pio XII em um Centro de Educação Profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário