quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rede Estadual de Educação Profissional celebra o Novembro Negro

Os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e Unidades Escolares de ensino médio que ofertam cursos técnicos realizam até o final deste mês uma série de atividades pedagógicas voltadas ao dia da Consciência Negra, a ser celebrado hoje (dia 20/11). Estas atividades integram o Novembro Negro e tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o preconceito e discriminação etno-racial. Também têm como propósito, dentre outras coisas, reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira por meio das manifestações artísticas, como: dança música, literatura, além da promoção de seminários e mesas redondas sobre as políticas nacionais e regionais destinadas à emancipação e respeito ao afrodescendente. 


O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (CETEP), em Maraú, por exemplo, está promovendo hoje (dia 20/11), uma palestra sobre “Avanços e desafios na Promoção das Políticas Públicas para a comunidade negra”. Na oportunidade, os estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Guia de Turismo e Hospedagem irão apresentar manifestações culturais a exemplo do samba de roda, capoeira e maculelê. Além de trazer informações sobre o Novembro Negro, os estudantes irão expor à comunidade projetos desenvolvidos na sala de aula. Os futuros técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem, por exemplo, darão informações sobre a Península de Maraú, trazendo dados sobre as belezas naturais da cidade, que já foi chamada de Mayrahú e habitada pelos índios Mayra.
Também hoje (dia 20/11), os estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia do Colégio Estadual Casa Jovem II, em Igrapiúna, estão participando de uma mesa redonda que abordará questões como: inserção do negro no mundo do trabalho e a história, educação e cultura afro-brasileira.

As ações voltadas para o Novembro Negro continuam sendo realizadas na próxima semana. O Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), em Santo Amaro, promoverá na quinta-feira (dia 27/11), o seminário “O que é consciência negra?”, que contará com a presença dos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, do CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus.  

Já em Salvador, os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho, do CEEP em Saúde Anísio Teixeira, promovem nos dias 28 e 29/11, a X Mostra da Consciência Negra, que este ano traz como tema “África e Brasil Africano”.

Em Itabuna, os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Gerência em Saúde e Segurança do Trabalho do CEEP em Biotecnologia e Saúde, estão trabalhando questões étnicas contextualizando a realidade da formação do povo brasileiro. No sábado da próxima semana (dia 30/11), das 8h às13h, na Praça José Bastos, irão apresentar os diferentes ritmos e danças, como a capoeira, jongo, samba e caboclinho. Também irão explicar sobre a origem dos seguintes instrumentos: berimbau, tambor, pandeiro, afoxé, agogô e caxixi, além de apresentar instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário