sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Senhor do Bonfim sedia quinta edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional

O Seminário Interterritorial da Educação Profissional chega a sua quinta edição e, desta vez, está sendo realizado no município de Senhor do Bonfim, hoje (dia 22/11),até às 18h, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. O objetivo da atividade é apresentar os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como política pública prioritária de Estado, em especial, nos Territórios de Identidade do Piemonte da Diamantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru, que entre 2007 e 2013.1, tiveram um crescimento de 556,1% no número de matrículas, o equivalente a 868 matriculados em 2007. Hoje contam com 5.695 matriculados em 28 cursos técnicos de nível médio, 04 cursos de qualificação profissional, em 12 municípios.
Luciane Amorim, gestora do CEEP em Saúde Tancredo Neves, em Senhor do Bonfim, avalia o evento como uma oportunidade de aproximar a comunidade do trabalho que vêm sendo realizada pelo Centro, a fim de refletirem e avaliarem as melhorias que a Educação Profissional vem proporcionando para todos. “É uma forma de trazermos a comunidade e os diversos atores sociais para refletirem e avaliarem sobre os benefícios da qualificação na formação de nossos jovens e trabalhadores. Essa é mais uma oportunidade que teremos de mostrar a eles a transformação  de vida que vemos no dia a dia”, disse.

Fanael Soares Dantas, 23, formado em Análises Clínicas, pelo CEEP em Saúde e Gestão Tancredo Neves, é um dos jovens beneficiados com esta política pública prioritária de Estado. Ele conta que sua vida está passando por uma grande transformação. “Me  preocupava muito com meu futuro porque achava que não teria possibilidade de crescer na vida. Com esta qualificação já estou trabalhando em um laboratório que presta serviço a um hospital particular do município, trabalhando com carteira assinada e com grandes expectativas para esta nova caminhada. Além de me dedicar ao trabalho, pretendo continuar os estudos e fazer uma faculdade na área de farmácia”, disse.

Participação social- Assim como nas quatro primeiras edições, realizadas nos municípios de Itapetinga, Ibotirama, Irecê e Ribeira do Pombal, foram convidados representantes da sociedade civil, a exemplo da coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes dos Poderes Públicos - Governos Federal, Estadual e Municipal, do Legislativo e do Judiciário e representantes do Setor Educacional que atuam na Educação Profissional - Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da Rede Estadual de Ensino, Institutos Federais, Universidades Estaduais e Federais. Os participantes irão discutir e apresentar proposições a partir de grupos de trabalho.

Também será uma oportunidade para os diferentes atores sociais discutirem as demandas futuras de cursos e também como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.  Além de ser oportuno para apresentar informações e indicadores vinculados à efetividade social, qualidade pedagógica e ao atendimento às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade. 

Ubiramar Bispo de Souza, coordenador da Rede Estadual de Colegiados Territoriais, considera o seminário uma estratégia para pensar junto com os diferentes atores sociais dos Territórios as demandas futuras de cursos e as contribuições para o fortalecimento da Educação Profissional. “Este seminário ouve a base, que é a comunidade, que está na ponta, apartir desta escuta, propomos melhorias, buscamos novas oportunidades de expansão. Nós do Colegiado estamos aqui enquanto parceiros da Educação Profissional na tentativa de fortalecer esta política pública que atende aos 27 Territórios de Identidade do Estado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário