sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Estudantes da Educação Profissional participam ativamente do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola - Ciência, Arte, Esporte e Cultura

 A participação ativa dos estudantes da Educação Profissional nas diversas ações apresentadas no 2º
Encontro Estudantil Todos pela Escola atesta a efetividade da proposta pedagógica com base na educação integral. Assim não apenas observamos a participação na Exposição de Projetos reservada à educação profissional, como na 3ª Feira de Ciência da Bahia, na 8ª Feira Baiana de Matemática e nas atividades culturais, literatura, artes visuais e música.


Participação da Educação Profissional - A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia
representada por estudantes dos Centros Territoriais, Estaduais e Unidades Escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio está presente nas ações que integram o 2º Encontro Estudantil. Na Exposição de Projetos da Educação Profissional e na 3ª Feira de Ciências da Bahia, por exemplo, estão sendo apresentados projetos de intervenção social e tecnologia social que beneficiam a comunidade e que tem grande alcance e benefício social, por resolverem um problema específico com custos acessíveis.

Estes projetos ressaltam a matriz curricular da Rede Estadual de Educação Profissional que tem a intervenção social como princípio pedagógico, na medida em que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para a sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão. Também contempla a dimensão do trabalho como princípio educativo, pois são preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da implicação para a sociedade.
         
Exposição de projetos da Educação Profissional- Dentre os projetos que foram apresentados na II
 Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, realizada no mês de Setembro, no Centro de Convenções, em Salvador, dez foram selecionados e estão sendo exibidos na Exposição de Projetos  da Educação Profissional.

As seleções basearam-se com base nos seguintes critérios: ser reaplicável, interagir com a comunidade do entorno do Centro ou unidade escolar, representar um avanço técnico e/ou social, contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade, Território de Identidade ou do Estado.

Confira relação de projetos 

3º Feira de Ciências da Bahia – A 3º Feira reúne 166 experimentos de escolas de todo Estado, destes, 10 projetos são de Centros Territoriais e Estaduais e 8 foram desenvolvidos por estudantes da Educação Profissional matriculados nas Unidades Escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio.  O Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, apresenta o projeto “Desenvolvimento de embalagens biodegradáveis para alimentos a partir de fécula de mandioca”, orientado pelo professor Alex Ramos elaborado por estudantes do curso técnico em Agroindústria. As embalagens são produzidas utilizando papel reciclável, fécula de mandioca e um pouco de cola de PVA. A mistura desses três materiais resulta em um composto que possibilita a confecção de embalagens para armazenamento de alimentos ou vasos para criar mudas de plantas.

Outros projetos de cuidado e proteção com o meio ambiente estão visíveis ao público e, nesse contexto, abordam as seguintes temáticas: promoção da sustentabilidade por meio da reciclagem do lixo eletrônico, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, em Amélia Rodrigues; uso consciente da água e a reutilização da mesma, do Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura, em Jequié; reaproveitamento de resíduos líquidos de cozinha, como uma alternativa econômica e ambiental para restaurantes e pastelarias, do Colégio Estadual Polivalente de Itambé.

Confira relação de Centros e Unidades expositoras

8º Feira Baiana de Matemática-  A oitava feira baiana tem como um dos seus objetivo promover o intercâmbio de experiências exitosas no ensino da matemática e possibilitar a difusão e popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados de pesquisa nessa área. Participam nesta edição, estudantes do CEEP em Saúde do Leste Baiano, em Valença;  do CETEP Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, em Uauá e do Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara.

Face- A 6º edição do Festival Anual da Canção Estudantil- Face conta com a apresentação de 15 canções de autoria dos estudantes da Rede Estadual da Bahia. Da Educação Profissional, está presente George Vinicius de Pinho Argolo, estudante do curso técnico em Manutenção e Suporte, do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Entre Rios, interpretando “ São Bento Grande de Angola.

TAL- Já no 5º Sarau Estadual do TAL – Tempos de Arte Literária, atividade que reúne obras literárias estudantis, apresentadas em narrativas, cordéis, crônicas, prosas, contos, cartas literárias e ficção, a Educação Profissional contará com a participação de estudantes do CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus; do CETEP Sertão do São Francisco, em Uauá e do CETEP do Velho Chico, em Ibotirama.

AVE- A 6º Mostra do AVE- Artes Visuais Estudantis, movimento em prol da criação artística como processo de ampliação do conhecimento, aprimoramento do olhar e de construção de espaços de interação com outras culturas, reúne obras de artes do CEEP do Campo Milton Santos, em Arataca, do CETEP de Itapetinga, em Itororó, do CETEP da Bacia do Paramirim, em Macaúbas e do CETEP do Vale do Jiquiriça, em Amargosa.

EPA- As Segundas Aventuras Patrimoniais do EPA- Educação Patrimonial e Artística reúne apresentações de álbuns de imagens e de textos que revelam o patrimônio histórico e artístico e as manifestações culturais dos municípios baianos na percepção dos estudantes. Os estudantes do CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, apresentam o Porto do Malhado, Convento Piedade, Igreja de São Jorge, entre outros.

De Itaberaba, os estudantes do CETEP da Chapada Diamantina apresentam o álbum “ Defensores do licuri patrimônio natural extrativista do licurizeiro de Wagner e de Santo Amaro, do CEEP em Turismo do Leste Baiano, está sendo apresentando “ Coragem patrimônios Culturais da cidade de Santo Amaro”.

O CETEP do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus; o CEEP em Saúde do Leste Baiano, em Valença e a Escola Edvaldo Brandão Correia, de Cachoeira estão representando a Educação Profissional na “Primeira Mostra de Curtas de 5 minutos do Prove- Produções de Vídeos Estudantis”, onde estão sendo apresentados 15 vídeos, que mostram o potencial do desenvolvimento educativo e artístico, criação de roteiros e de vídeos de produção, diversificação e socialização de saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário