segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Estudantes da Educação Profissional fazem intervenção social e prestam serviços gratuitos à comunidade de Itabuna

A comunidade de Itabuna está convidada para participar da VI edição da Feira de Saúde promovida Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP).  A Feira acontecerá na próxima quarta-feira (dia 04/12), das 8h às 13h, na Praça José Bastos e este ano trouxe o tema “Sem cuidados com a saúde não há qualidade de vida”.



Estarão envolvidos nesta ação os estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Biotecnologia, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho.

Toda a organização do evento no que se refere ao layout, divulgação e logística está sobre a responsabilidade dos estudantes do curso técnico em Gerência em Saúde. Eles distribuíram as equipes em dez estandes temáticos e, quem passar pela Praça José Bastos, poderá ser beneficiado para  fazer testes de glicemia, aferir pressão arterial, tomar vacinas, e receber orientações sobre prevenção de doenças e promoção de saúde.

Essa ação, que é voltada para a prática da intervenção social, reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na medida em que os estudantes vivenciam situações reais se preparando para o exercício das futuras profissões e beneficiando a comunidade.

Josonita Marinho, diretora do Centro, avalia a atividade como enriquecedora para o processo de ensino aprendizagem dos estudantes, como também, para estreitar a relação entre o Centro e a comunidade. “É uma ação muito relevante. Fazemos um balanço positivo das edições passadas, muitos atendimentos foram realizados e informações de alerta foram transmitidas à população sobre o cuidado que se deve ter com a saúde para garantir uma qualidade de vida”, afirmou.

A professora ainda espera que, por meio da atividade, possa ser alcançado novas parcerias com empresas e profissionais liberais do Território, como também alcançar uma maior integração entre estudante-estudante, estudante-professor e professor-professor.

Prestação de serviço- Os estudantes do curso técnico em Biotecnologia, por exemplo, irão demonstrar a presença da biotecnologia no nosso cotidiano. Eles irão expor produtos cosméticos à base de cacau, como o hidratante para os pés, uma tecnologia social que agrega ainda mais valor ao cacau, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Já os estudantes do curso técnico em Enfermagem irão realizar diversos procedimentos, como: aferição da pressão arterial, aplicação de vacinas, orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti e o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Também irão dar demonstrações de primeiros socorros, de como se deve agir em caso de queimaduras, acidentes no trânsito e acidentes domésticos. O grupo do curso técnico em Análises Clínicas estará responsável para a realização de testes de glicemia, verificação da Tipagem Sanguínea e orientações sobre a importância de ser feito periodicamente exames laboratoriais.

A turma do curso técnico em Nutrição e Dietética irá prestar esclarecimentos sobre alimentos funcionais, ou seja, que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, prevenindo e combatendo doenças. Quem quiser saber se está fora do peso, poderá fazer verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e avaliação nutricional.

Os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho irão falar sobre os tipos de doenças ocupacionais, como a tendinite (inflamação do tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões), que são decorrentes da exposiç
ão do homem a atividades repetitivas. Também serão dadas explicações sobre a importância de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a exemplo de protetores auditivos, como abafadores de ruídos ou protetores auriculares; e de proteção respiratória, que são as máscaras e filtro.

Em alusão ao mês da consciência negra, comemorado no dia 20 de novembro, também haverá apresentações sobre os diferentes ritmos e danças, como a capoeira, jongo, samba e caboclinho e explicações sobre a origem dos seguintes instrumentos: berimbau, tambor, pandeiro, afoxé, agogô e caxixi, além de apresentar instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.
2013.1 :  Matrícula e Oferta 

Mais informações sobre o Centro – O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, foi instituído pela portaria de número 17.283/09, de 16 de dezembro de 2009, em substituição ao Colégio Estadual Polivalente de Itabuna.

Conforme dados referentes ao semestre 2013.1, o Centro conta com 907 matriculados, sendo o curso técnico em Enfermagem o de maior número de matriculados, seguido dos cursos técnicos em Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário