sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Estudantes do CETEP da Bacia do Jacuípe participam da Ipirá Couro Show – Arte e Artefatos

O município de Ipirá, um dos principais produtores de artefatos de couro da Bahia, promove até domingo (dia 15/12), no Centro de Cultural Elofilo Marques, a Feira Ipirá Couro Show – Arte e Artefatos. Quem for visitar o evento, poderá apreciar bolsas, cintos carteiras e chaveiros, confeccionados pelos estudantes do curso técnico em Artefatos de Couro, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP). Esta é mais uma oportunidade para serem divulgadas as ações do Centro em benefício do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território e para os estudantes aperfeiçoarem seus conhecimentos ao vivenciarem na prática situações do cotidiano.


Márcia Lomes, 19, estudante do curso técnico em Artefatos de Couro, considera o evento como uma vitrine para expor o trabalho do Centro e fortalecer o município. “Para mim, enquanto futura técnica, é linsojeador participar deste evento para mostrarmos que o CETEP está nos capacitando para atender as demandas das empresas daqui do Território”, avaliou a estudante que faz estágio na Fasom Couro.

Durante o período de formação, Márcia e seus colegas aprenderam desde executar operações relativas à fabricação de calçados, bolsas, cintos tais como: corte, preparação, costura, pré-fabricação, montagem e acabamento até o planejamento, programação e controle dos processos de produção. Arivaldo Carvalho Leão, professor do curso técnico em Artefatos de Couro, acrescenta que os futuros técnicos também aprendem técnicas de designer, desenho técnico e de modelagem. “Para trabalhar com artefatos, é fundamental compreender as técnicas que permeiam a construção do desenho à modelagem para formação de um determinado produto. A formação que eles recebem é voltada para atender as exigências do mundo do trabalho”, explicou.  

Ipirá conta com mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte na região e é desenvolvida nos distritos de Malhador, Umburanas e Rio do Peixe, sendo assim, uma das principais fontes e emprego e renda do Território da Bacia do Jacuípe. “Os cursos ofertados no Centro são alinhados para atender as demandas do Território. Neste processo, todos se beneficiam, pois os nossos jovens e trabalhadores não precisam sair de sua cidade de origem em busca de qualificação ou trabalho”, explicou Iara Almeida, diretora do Centro.

A Ipirá Couro Show – Arte e Artefatos é uma promoção da Prefeitura Municipal de Ipirá, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (SICM) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Além da participação dos estudantes do CETEP, marcas expositoras de diferentes regiões do país e empreendedores individuais participam do evento.

Mais informações sobre o curso: o curso Técnico em Artefatos de Couro é um curso experimental ofertado apenas na Bahia, no CETEP Bacia do Jacuípe, e está sendo proposto pela Secretaria da Educação do Estado Bahia (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), para compor o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério de Educação (MEC). Atualmente o curso conta com 34 matriculados.

Com informações de Prefeitura Municipal de Ipirá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário