terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ilhéus sedia I Feira da Educação Profissional do Território de Identidade Litoral Sul

Os Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio no Território de Identidade do Litoral Sul estão reunidos hoje (dia 10/12), até as 20h, e amanhã (dia 11/12), das 8h às 16h, no Centro de Convenções de Ilhéus, para realizar a I Feira da Educação Profissional da Rede Estadual no Litoral Sul com o tema  “Inovar”.


A atividade, que tem como anfitrião o Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), em Ilhéus, traz a proposta de promover a interação entre a escola e o território, ao divulgar os cursos técnicos ofertados, e possibilitar a troca de experiências entre a comunidade estudantil, que, ao participarem de atividades de extensão, colocam em prática os conhecimentos construídos nas salas de aula, por meio da prestação de serviços à sociedade.

A atividade mobilizou os estudantes: do CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus; do CEEP do Campo Milton Santos, Arataca; do CETEP do Litoral Sul, em Maraú; do Colégio Estadual de Una; do CEEP em Biotecnologia e Saúde e do CETEP do Litoral Sul II, ambos em Itabuna; dos cursos técnicos em Administração Agroindústria, Análises Clínicas, Biocombustíveis, Biotecnologia, Comércio, Comunicação Visual, Desenho da Construção Civil, Enfermagem, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, qualificação profissional em Agroextrativismo.


Oficinas e Projetos- A atividade de abertura será iniciada com a palestra “Panorama da Educação Profissional no Estado da Bahia”. Conforme programação, nesses dois dias de evento, estão sendo ministradas oficinas sobre: montagem e reparos de computadores; produção de biodiesel a base de óleo residual; bom atendimento ao público; dicas sobre fotografia; produção de chocolate; higienização das mãos; confecção de sabonete hidratante de chocolate; oficina de leitura;produção de frango desossado, entre outros.

O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (CETEP), em Maraú, esta apresentando o projeto Cucumbi, que tem a proposta de resgatar, estruturar e qualificar as manifestações culturais a exemplo de danças, músicas, culinária das Comunidades Quilombolas de Maraú.

O biodigestor portátil anaeróbico para produção de biogás, primeiro colocado na área de Engenharia e Ciências Exatas, da III Feira de Ciências da Bahia, realizada no mês de novembro, na Itapaiva Arena Fonte Nova, em Salvador, é um dos projetos que será apresentado pelo CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, de Ilhéus. O experimento, idealizado pelos dos estudantes do curso técnico em Bicombustíveis, verifica a possibilidade de utilizar o gás metano como alternativa para o funcionamento de um fogão doméstico para residências e restaurantes, contribuindo para diminuir custos com a utilização do gás derivado do petróleo e ao mesmo tempo na redução de impactos ambientais. 

O hidratante para os pés, a base de cacau, que foi destaque no Jornal da Manhã da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, também estará em exposição. O experimento foi desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em Biotecnologia, do CEEP em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna. O estudante Richard Franklin Carvalho, 19, explica como desenvolveu a experiência. “Utilizamos 20g de manteiga de cacau e 40 g de cera de abelha. Levamos estes materiais ao fogo, em banho maria. Depois, acrescentamos 10 ml de semente de uva, que poderia ser substituído por 10 ml de óleo de amêndoa. Quando o material ganhou textura homogênea, tiramos do fogo e colocamos no recipiente desejado”, afirmou.
                            
A professora Ana Cláudia Jovita, uma das organizadoras da atividade, avalia a atividade como fundamental no processo de aprendizagem dos estudantes. “A I Feira é um eficaz instrumento para apresentação das atividades desenvolvidas pelos estudantes da Educação Profissional da Bahia de forma a pesquisarem, projetarem e exporem suas ideias através de apresentações teóricas e práticas, enfatizando os conceitos aprendidos’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário