segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Projeto do CETEP do Sertão Produtivo é apresentado no Seminário Nacional do Observatório da Educação na Câmara dos Deputados

 O projeto Caravana do CETEP, do Centro Territorial de Educação Profissional  do Sertão Produtivo, em Caetité, foi um dos 10 projetos selecionados como exemplo de experiência educacional bem sucedida, realizada por escola  pública, para ser apresentado no Seminário Nacional do Observatório da  Educação que acontecerá amanhã (dia 03/12), às 9h, no plenário 1, do Anexo  II, da Câmara dos Deputados, em Brasília.



O evento é uma iniciativa da Comissão de Educação da Câmara dos  Deputados para identificar práticas educacionais de sucesso para  fomentar a  elaboração de políticas públicas. Na primeira fase, a iniciativa realizou  seminários em 11 estados. Na Bahia a primeira fase foi realizada com XI  Seminário Regional do Observatório da Educação na Bahia, nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador, nos dias 17 e 18 de outubro, e contou com a participação do presidente da Comissão de Educação, Gabriel Chalita.

 O Caravana do CETEP foi idealizado pelos estudantes dos cursos técnicos de  nível médio em Administração, Agroecologia, Análises Clinicas, Controle  Ambiental, Mineração e Vendas, como um projeto de intervenção social que  tem por objetivo beneficiar as comunidades rurais e de bairros da periferia  de Caetité, com a prestação de serviços gratuitos, a exemplo da aferição da  pressão arterial, teste de glicemia, além de atividades de esporte e lazer,  orientações sobre noções de associativismo e cooperativismo, gestão financeira, práticas agroecológicas sustentáveis e ações de cuidado e  proteção com o meio ambiente.

O Caravana do CETEP atende ao propósito da Educação Profissional – o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental - na medida em que os  estudantes se apropriam dos conhecimentos construídos em sala de aula e  aplicam no cotidiano contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da  comunidade, para uma transformação social por meio de práticas sustentáveis  e conscientes.

Junto à comunidade, os estudantes vêm realizando oficinas abordando alguns temas, como por exemplo: inseticidas naturais, ressaltando a importância das práticas agroecológicas sustentáveis e reforçando sobre o perigo do uso indiscriminado de agrotóxicos; compostagem, demonstrando como é possível reaproveitar restos de alimentos para formação de composto de adubo; empreendedorismo, orientando sobre o aproveitamento de recursos da própria comunidade rural para a produção, logística e comercialização.

Rosany Kátia Vilasboas, diretora do Centro, irá apresentar o projeto em Brasília. Ela reforça importância da escola em cumprir seu papel social e comemora, com satisfação, o reconhecimento da intervenção social a nível nacional. “Esta atividade reforça qual é o papel da escola em cumprir sua função social, aproximando a comunidade do Centro e o Centro da comunidade. Também possibilita que os estudantes apropriados de conhecimentos e valores sejam capazes de impulsionar, por meio da ação social e do esforço pessoal, a transformação da realidade no ambiente em que estão inseridos. Esperamos que nosso projeto seja exemplo para que outras escolas multipliquem esta  ação tão positiva”, concluiu.

Com informações do Portal da Câmara dos Deputados 

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