sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Semana de Química é realizada no CEEP em Saúde e Gestão

Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Gerência em Saúde, Secretariado e Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), em Guanambi, promovem até hoje (dia 06/12), às 21h30, a I Semana de Química “365 dias de Química no cotidiano”. Na programação, que envolve oficinas e exposições em estandes, estão sendo apresentados casos em que a química se aplica no dia-a-dia, na tentativa de mostrar à comunidade que o estudo dessa ciência pode ser divertido e é compensador.

O evento, que é aberto ao público, demonstra as ações de iniciação cientifica presentes no currículo da Educação Profissional da Bahia que tem como um dos seus princípios a Educação Integral, articulando, portanto, teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade, os saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho.


Emerson Ramos, 16, estudante do curso técnico em Administração, conta que passou a compreender a química com outro olhar. “Era muito difícil valorizar o estudo da química fazendo somente leituras. Essas atividades nos envolvem e nos faz querer buscar a teoria aprender por prazer”, explicou.

Ele conta que, junto com outros colegas, produziu o experimento Dinheiro que pega fogo e não queima.  “Em uma mistura de 40% de álcool com 60% de água, que chamamos de mistura hidroalcoólica, mergulhamos uma cédula de papel. Em seguida, colocamos fogo e o resultado é que o dinheiro não queimou. Isso acontece porque enquanto o álcool entra em combustão com o fogo, a água absorve o calor, mantendo a nota intacta”, explicou.

Silvia Souza, professora da disciplina de Química e uma das organizadoras da atividade, conta que o experimento de maior visitação é a Caixa de Sensações, também uma idealização dos estudantes do curso técnico em Administração. Eles produziram uma caixa de madeirite com 1,20m² de largura x 2,20m² de altura, forram seu interior com lona, decoraram com CDs e ambientalizaram com música eletrônica e jogo de luz, simulando uma boate. “Por conta do calor e do espaço pequeno, os estudantes ao saírem de dentro do experimento, ficam com a sensação de desorientação, isso ocorre devido ao aumento da temperatura corporal e excitação dos hormônios, sensação semelhante à reação causada pelo uso de algumas drogas a exemplo do êxtase. Queremos mostrar a eles, o quanto é ruim o uso de drogas para o organismo”, explicou.

Outros experimentos estão sendo apresentados, a exemplo da experiência isotérmica, ou seja, que promove calor, uma elaboração dos estudantes do curso técnico em Gerência em Saúde. Eles estão mostrando que a mistura da substância permanganato de potássio com glicerina resulta uma combustão de fogo, possibilitando o calor.

Também estão sendo ministradas oficinas sobre as conseqüências do uso de medicamentos sem orientação médica; intoxicação causada por produtos de limpeza; conservação e higiene dos alimentos; produção de velas decorativas e aromatizadas; reaproveitamento de resíduos sólidos, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário